Temos, na Toprural, uma preocupação constante com o meio ambiente. E por isso não podemos deixar ‘escapar’ este importante facto na preservação do nosso mundo: 2011 é o Ano Internacional das Florestas (inglês).
O objectivo ao implementar este dia é o de, segundo comunicado do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, «mobilizar a comunidade mundial para assegurar que as florestas são geridas de modo sustentável para as gerações actuais e futuras».
E a importância das florestas é bem real: ocupam cerca de 30% da superfície terrestre, sendo o habitat de 80% de toda a biodiversidade. Além disso, servem de abrigo para cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, garantindo a sobrevivência directa para 1,6 mil milhões de pessoas.
Em Portugal, e segundo o 5.º Inventário Florestal Nacional, da responsabilidade da Autoridade Florestal Nacional cujos resultados foram apresentados em Setembro de 2010, a floresta ocupa quase 3,5 milhões de hectares, ou seja, 39% do território. De referir que a agricultura ocupa cerca de 33% e os matos 22%.
Segundo o mesmo inventário, esta é a distribuição das espécies florestais no território nacional:
- Pinheiro-bravo – 27%
- Sobreiro – 23%
- Eucaliptos – 23%
- Azinheira – 13%
- Carvalhos – 5%
- Pinheiro-manso – 4%
- Outras folhosas – 3%
- Outras resinosas – 1%
- Castanheiro – 1%
- Acácia – 0,1%
Boas notícias é o facto de, em território nacional, a ocupação florestal ter registado um ligeiro crescimento na década de 1995-2005: 3%.
Instituído pela Organização das Nações Unidas, este será assim um ano cujas comemorações, em Portugal, contarão com a dinamização da Comissão Nacional da UNESCO, em articulação com a Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. Previstos estão, pelo menos, cinco grandes eventos, como referiu, à agência Lusa, Rui Barreiro, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento. Ainda não existem pormenores sobre esses eventos.