5 formas de combater o calor do verão num alojamento rural

É nesta época, quando estamos de férias e em contato com a natureza em alojamentos rurais que somos atingidos por fortes ondas de calor como a que estamos a sentir nestes dias. Como tal, é muito importante termos em conta determinados aspetos e desta forma conseguir evitar inconvenientes causados pelas temperaturas elevadas que em algumas partes do país podem chegar a atingir os 43º.

Foto CC de Giuseppe Bognanni

Quando estamos de férias estamos geralmente tão distraídos com as nossas diversões que nos esquecemos de manter o corpo hidratado, principalmente o das crianças e dos idosos com os quais devemos ter especial atenção.

Se escolhemos a praia como destino de férias, devemos ter presente que, ao contrário do que se pensa, as praias não são, por si só, “refrescantes”. A pouca sombra, a água salgada e uma ou duas cervejas fazem com que os nossos corpos se desidratem muito mais rapidamente do que pensamos. É importante ter isto em conta e tomar as devidas providências.

Para os dias de muito calor é uma boa ideia escolhermos um sítio ou casa rural com acesso a piscina, jardim ou muita vegetação, o que tornará o tempo mais suportável.

Aqui deixamos 5 conselhos para combater o calor de verão:

Manter o corpo hidratado
Não importa quantas vezes ouvimos este conselho, é sempre importante recordá-lo: beber muita água. Devemos repor a água que perdemos no processo de homeostase utilizado pelo nosso corpo para baixar a temperatura do organismo: a transpiração.

Dar um mergulho
Para baixar a temperatura do corpo o ideal é tomar um banho. Existem muitas casas rurais com rios nas suas redondezas e/ou casas rurais com piscinas que valem a pena uma visita.

Alimentos ricos em fibra
Consumir alimentos ricos em líquidos, sais minerais e muita fibra tais como frutas e vegetais. Nas casas rurais geralmente há muitas frutas disponíveis (especialmente aquelas casas rurais que servem pequenos-almoços). Recomendamos os melões, as melancias, as nectarinas e restantes frutas da época.

Evitar bebidas alcoólicas em excesso
A cerveja não refresca… antes pelo contrário: faz com que o corpo de desidrate rapidamente. O mesmo acontece com as bebidas alcoólicas. Procure não exagerar no seu consumo.

Manter as persianas descidas
Se optar por uma casa rural com ar condicionado é igualmente recomendável manter as persianas descidas. Desta forma, para além de se consumir menos energia será mais fácil arrefecer a habitação no final do dia.

Usar chapéu e protetor solar
Não interessa o que estamos a fazer, se somente caminhamos 1 quilómetro ou 10, todas as precauções que tomemos são válidas: para recebermos a menor quantidade possível de raios solares e evitarmos queimar a pele, o ideal é usar um protetor solar com o maior índice de proteção possível e nunca é demais usar um chapéu para protegermos o rosto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *