Admitem-se crianças

Há pouco tempo a Tripadvisor publicou os resultados do seu questionário sobre as tendências de viagem em 2009 (em inglês). Pessoalmente uma delas chamou-me a atenção: 71% dos viajantes pedem que seja criada uma secção especial para crianças nos aviões, para evitar serem incomodados por elas. 13% acha que devia ser proibido as crianças viajarem nos aviões.

Admitem-se crianças

E no turismo rural?
Pessoalmente acho que o viajante rural se distancia destas opiniões tão drásticas, mas é certo que também procura tranquilidade nas suas férias no campo.

Na imensa maioria das casas rurais as famílias com crianças são muito bem-vindas. Proporcionam-lhes espaços ao ar livre e relaxados e as crianças ficam felizes. Há também alguns alojamentos que decidiram posicionar-se como destino tranquilo para casais. Estas casas ou hotéis tentam filtrar as reservas para, na medida do possível, evitar a presença de crianças que poderão acabar com a tranquilidade do seu público alvo, os casais. É um assunto delicado: pode-se entender que queiram defender a tranquilidade do seu público alvo, mas não pode ser feito de forma demasiado aberta, porque pode levantar polémica ou roçar a ilegalidade.

Do ponto de vista legal
Em Espanha é proibida a discriminação por razões de idade, mas em certos âmbitos (ex. entradas a espectáculos públicos ou o direito laboral) pode-se limitar por razões objectivas – e não subjectivas como a raça, religião, etc.- como por exemplo que os menores de X idade façam barulho e que a casa rural venda o conceito de tranquilidade. A página do alojamento (onde a Toprural não intervém e que não é da responsabilidade da Toprural) deveria expressar a limitação nestes termos.

Como posicionar-se?
Embora legalmente se possa justificar a limitação de acesso a crianças, pessoalmente recomendaria não fazê-lo. Parece-me mais interessante publicar da forma mais transparente possível o posicionamento do alojamento e o seu público alvo. Por exemplo, as casas que têm actividades para crianças podem indicá-lo na sua ficha, e as casas que se dirigem especialmente para casais podem informar sobre isso. Não minha opinião não se devia tratar de admitir ou não crianças, mas de um posicionamento e deixar os utilizadores fazerem a sua escolha.

No entanto, gostávamos de saber a sua opinião e fomentar um debate saudável sobre o assunto.

Para pesquisar casas rurais com actividades para crianças:

  1. Ir ao motor de pesquisa de casas rurais
  2. Escolher o seu destino (região, província, município ou aldeia)
  3. Escolher a opção “Mais características”
  4. Seleccionar a opção “Serviços: actividades para crianças”

One thought on “Admitem-se crianças

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *