Árvores para o mundo

Toprural está sempre na primeira linha em ecologia e na procura de alternativas para melhorar o mundo em que vivemos. Por isso queremos presentar um projecto de grande interesse para Portugal e o mundo inteiro.

Há um mês nasceu o projecto “Floresta Unida”, desenvolvido por técnicos florestais portugueses, o qual vai lançar um programa de plantação de 400 milhões de árvores até 2030 em Portugal e no estrangeiro.

Trata-se “do maior projecto de reflorestação do mundo envolvendo a gestão e protecção das espécies durante 30 anos”, segundo o responsável, e tem como objectivo que o 60 – 80 por cento das espécies plantadas tenham acompanhamento e protecção durante aqueles anos.

Em Portugal está prevista a plantação de 100 milhões de árvores, enquanto as restantes serão distribuídas por Chile, Espanha, Itália, Grécia e Moçambique, países que aderiram ao programa o “Amanhã será sempre verde”. As diferentes espécies serão plantadas em áreas que foram atingidas por incêndios florestais, pragas, doenças, ou sofreram problemas de erosão e outros que atingem todo o património florestal mundial.

Até ao momento, foram plantadas em Portugal cerca de 30 mil árvores, na Lousã, estando prevista para Novembro a plantação de mais 150 mil na Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz.

Em Portugal vão ser plantadas espécies folhosas, mais resistentes aos incêndios, mas também resinosas, nos locais onde os ecossistemas assim o exigirem.

Este programa depende da ajuda financeira das empresas nacionais e internacionais que, de acordo com o responsável do projecto “Floresta Unida”, “estão a apoiar” em função do trabalho de entidades governativas de cada país aderente.

Mais informação: Ecoblogue, abolsamia.pt

Itziar Fernández

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *