As últimas novidades em redes sociais para o seu negócio rural

As redes sociais mudam diariamente, pelo que é muito importante estar bem informado. Dentro da série de artigos dedicados a Turismo Rural e Redes Sociais, hoje trazemos as últimas novidades em redes sociais. Ainda não teve tempo de ver as últimas actualizações? Não se preocupe, na Toprural voltamos a rever o que têm andado a fazer o Facebook, Twitter e Google nos últimos meses.

1. Facebook
A rede social por excelência continua em constante mudança. Desde a sua estreia em bolsa, em Maio, prosseguiu introduzindo melhorias para as páginas e perfis pessoais. Por exemplo:

  • é possível editar os comentários, depois de publicados. No canto superior direito do comentário encontraremos o ícone de um lápis. Ao clicar aí, veremos a opção de editar ou eliminar. Já só falta que se possam editar as publicações; tudo evoluirá.
  • Se controla a sua página do Facebook a partir do telemóvel, e tem um iPhone, esta novidade é fantástica: já pode instalar o Facebook Pages Manager e monitorizar, a partir de qualquer lugar, a sua página de fãs. Uma pena que – de momento – apenas seja para iOS.
  • Também é possível programar as suas publicações sem a necessidade de recorrer a uma ferramenta externa. É tão fácil como, uma vez escrito o texto ou carregada a foto que queremos publicar, clicar no relógio que aparece por baixo da caixa de texto, e aí estabelecer a data e hora em que queremos publicar. Neste post explica-se como programar uma publicação na sua página do Facebook (não encontrei artigo PT).
  • Além disto, mudaram as notificações e a apresentação das fotos. São pequenas melhorias que facilitam o dia a dia. No caso das notificações, já aparece a foto à qual se faz referência numa miniatura. Quanto às fotos, são agora maiores, existindo assim a possibilidade de dar maior destaque a artigos específicos, tal como novas formas de publicidade. Continuaremos a informar sobre isto.
  • Por último, e embora sejam muitas as novidades, é de destacar que o Facebook está a tentar encontrar uma forma de dar maior relevância aos artigos destacados, tal como novas formas de publicidade.


2. Twitter
Gerou-se alguma confusão em relação ao Twitter este Verão devido à decisão de restringir a utilização do seu API. Esta decisão impossibilita a utilização de certos serviços como, por exemplo, encontrar amigos do Twitter no Instagram ou no LinkedIn. No entanto, tiveram lugar outras alterações:

  • Criação dos Twitter Cards, que inclui – além dos 140 caracteres – mais informação da web que partilha a informação.
  • Também se estendeu o uso do Cashtag ($), que funciona como um hashtag (#) só que para conhecer informação financeira das empresas. Nos tempos que correm, mais vale estar informado.
  • Por último, parece que o Twitter está próximo de anunciar a possibilidade de aceder e fazer download de todos os nossos tweets. A dúvida é se será acessível para todos, ou apenas para alguns utilizadores.


3. Google+
Esta rede social passou por uma mudança de imagem importante desde a sua criação. Agora é bastante mais visual mas, sem dúvida, continua a implementar melhorias que os utilizadores e as marcas agradecerão. Exemplos destas optimizações:

  • As fotos apresentam-se agora como slides, e dão-lhe a possibilidade de fazer download dos álbuns de fotos.
  • Já é possível aceder a um URL personalizado para contas e páginas verificadas.

Estas novidades são só as mais importantes. Para estar bem informado aconselhamos que, diariamente, esteja a par das últimas notícias que vão saindo em diversos blogs, como por exemplo: X, Y ou Z. Há muitos outros, dos quais falaremos noutro post.

One thought on “As últimas novidades em redes sociais para o seu negócio rural

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *