Caminhos Judaicos – Comunidades Judaicas de Portugal

As raízes Judaicas existentes no território português são anteriores à formação da nossa nacionalidade. Por aldeias, vilas e cidades é possível encontrar memórias evocativas da presença judaica em Portugal. O povo judeu diferenciava-se dos outros por sempre serem considerados uma “nação” no exílio que ativamente contribuía para a prosperidade dos seus anfitriões. Alguns museus evidenciam a presença judaica em Portugal, tal como em Castelo de Vide, Belmonte, Faro ou Tomar, estando este último museu instalado numa antiga sinagoga do séc. XV.

A comunidade judaica sefardita contribuiu das mais diversas formas para a cultura, economia e sociedade portuguesa. Eram protegidos pela monarquia e entre os seus membros encontravam-se filósofos, cientistas, mercadores, sapateiros e alfaiates. Destaca-se a forte influência judaica na fundação de Portugal e o contributo para o povoamento do território. Relevantes também foram os contributos financeiros e científicos durante a época dos Descobrimentos. Como exemplo temos o grande matemático e cosmógrafo Pedro Nunes, criador do Nónio que foi um valioso instrumento de navegação.

Sinagoga de Lisboa

Em 1496, devido ao Édito de Expulsão dos Judeus em Portugal, os judeus foram obrigados à conversão ao catolicismo tornando-se cristãos-novos. Muitos foram obrigados a sair do país mas outros ficaram, sendo estes chamados de marranos ou cripto-judeus. Em algumas localidades como Trancoso, Belmonte, Guarda ou Castelo de Vide é ainda possível encontrar nas casas das antigas judiarias marcas e inscrições simbólicas desse tempo.

Milhares de Judeus em fuga das perseguições nazis durante a II Guerra Mundial refugiaram-se em Portugal onde obtiveram residência legal a partir de 1912. A comunidade Judaica apresenta-se atualmente com sinagogas em Lisboa, Porto, Trancoso e Belmonte. Como antes de 1948 não existia o Estado de Israel, judeu e israelita eram sinónimos, tendo assim muitas comunidades optado pela designação de “Israelita” em vez de “Judaica”.

Sinagoga de Lisboa

Em Lisboa a comunidade Israelita teve origem no século XIX com famílias oriundas do Norte de África. Esta comunidade foi reconhecida no ano de 1913 e conta com a Sinagoga Shaaré Tikva (Portas da Esperança) edificada na Avenida Alexandre Herculano. Os seus objetivos passam por promover a educação religiosa das novas gerações permitindo que mais membros sejam angariados para assim reforçar o seu envolvimento no país.

No Porto a comunidade judaica foi reconhecida no ano de 1923 e designa-se por Comunidade Israelita do Porto. A Sinagoga Kadoorie “Mekor Haim” (Fonte de Vida) aqui existente é a maior Sinagoga da Península Ibérica e uma das maiores da Europa. A sua história está ligada à do seu fundador, o capitão Artur Carlos de Barros Basto, um oficial do exército português que se converteu ao Judaísmo e se tornou num importante líder comunitário.

Sinagoga de Lisboa

Em Belmonte a comunidade judaica foi reconhecida no ano de 1989 sendo considerada a única comunidade realmente Portuguesa devido aos seus descendentes de cristãos-novos terem conseguido preservar muitos dos rituais, orações e relações sociais. Aqui encontra-se edificada a Sinagoga Beit Eliahu (Casa de Elias).

As ruas que assinalam a existência de uma judiaria local são a Rua Nova, Rua Direita, Rua da Estrela ou Espinosa. Como prova do importante impulso que os judeus deram à atividade comercial, vemos no piso térreo de algumas casas uma porta larga de acesso à loja e uma outra mais estreita de entrada para a habitação, localizada no piso superior. Em algumas é ainda possível ver a ranhura da “Mezuzah” (pergaminho com palavras da Bíblia, que na fé judaica se colocava do lado direito da ombreira da porta).

Sinagoga de Lisboa

11 thoughts on “Caminhos Judaicos – Comunidades Judaicas de Portugal

  1. ■最短発送■3000商品以上の品揃え【IRC TIRE】(アイアールシータイヤ )CITY POPS 耐パン

    これは、このトピックについての外に出て検索する必要がある人のための適切なウェブログです。あなたは(私は実際にneedHaHaをということではない)あなたと議論するために、そのほとんどのハード多くを気づきます。あなたは間違いなく年間約書かれてthatsの被写体に新しいスピンを置きます。ニースもの、ちょうどいい!あなたのウェブサイト上で、次の素晴らしい書かれた内容を拡散に関係する多くの感謝を

  2. 365日あす楽★代引?送料無料★クールキッズバギーX専用幌(オレンジ) The

    おかげで、私はそれについて強く感じ、THIの多くを学んで楽しみますsの対象。達成可能な場合は、経験を積むように、あなたはより多くの詳細をあなたのブログを更新する気でしょうか?その私のために非常に便利。あなたはそれはとても素晴らしく、きちんとあなたのブログを維持するために仕事のかなり多くでなければならないです

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *