Castelos de Portugal: turismo rural numa rota histórica

Depois das elevadas temperaturas do Verão, o Outono em Portugal é uma boa altura para passear e conhecer melhor o país. Assim, desta vez optámos pelo tema dos castelos portugueses, embrenhando-nos um pouco na História de Portugal.

Alguns destes castelos ficam situados no meio de povoações repletas de hábitos e costumes antigos. Outros estão mais isolados, com vistas para planícies ou vales onde outrora tiveram lugar batalhas ou feitos que fazem hoje parte da nossa História.

Partilhamos então convosco uma selecção de alojamentos rurais na Rota dos Castelos de Fronteira de Portugal.


Casa Grande de Juncais – Juncais, Guarda
A Casa Grande de Juncais recebe até 22 pessoas, em vários quartos (com casa de banho) ou apartamentos (com salamandra a lenha, kitchenette e TV). É um solar de granito (séc. XVI) equipado com piscina, ar condicionado, WiFi, sala de jogos, etc. Actividades na zona incluem BTT, escalada, trekking, canoagem, asa-delta, entre outras.


Solar dos Cerveiras – Mesquitela, Guarda
O Solar dos Cerveiras é uma casa antiga em Mesquitela (Guarda) que recebe até 18 pessoas. Embora remodelada com o passar dos anos, ainda são visíveis elementos do séc. XVI. Fica próxima de Linhares da Beira, povoação de tempos medievais, onde poderá visitar um dos castelos desta rota.


Casa do Côro
 – Marialva, Guarda
A Casa do Côro é uma de um conjunto de casas de arquitectura beirã em Marialva (Guarda). Foram primorosamente reconstruídas e são uma boa escolha para escapar à agitação da cidade. A oferta inclui quartos e casas autónomas (adequadas para famílias/grupos) com kitchenette e sala de estar com lareira. Tem uma piscina, jardim, acesso à internet e várias actividades como BTT, percursos gastronómicos, pesca e passeios de barco.


Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo, Guarda
Este alojamento (até 14 pessoas) fica em Castelo Rodrigo, onde poderá visitar um dos castelos, num cenário de aldeia típica portuguesa com ruelas empedradas e casas antigas. Grandes aves de rapina sobrevoam a zona onde, no vale abaixo, poderá ver os burros de raça mirandesa. A casa está dotada de biblioteca, ligação à Internet e de um jardim com espreguiçadeiras. Entre as várias actividades à sua disposição encontram-se as praias fluviais, passeios de barco, apanha de azeitonas, entre outras.


Quinta das Pias – Pinhel, Guarda
A Quinta das Pias fica em Pinhel (bem próxima de alguns castelos) e é uma quinta de agricultura biológica familiar remodelada em 2012 que recebe até 10 visitantes. Aproveite a piscina, o campo poli-desportivo (ténis, futebol, etc.) ou simplesmente para passear entre aproximadamente 200 oliveiras centenárias, amendoeiras, uma horta variada e vários tipos de animais de quinta.

Para lhe facilitar o planeamento do percurso, deixamos também em seguida um mapa com 18 castelos para visitar:


Ver Castelos de Fronteira num mapa maior

Os castelos que constam desta rota são: Alfaiates, Almeida, Belmonte, Castelo Bom, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Guarda, Linhares da Beira, Idanha-a-Velha, Monsanto, Penamacor, Penha Garcia, Pinhel, Sabugal, Sortelha, Trancoso e Vilar Maior.

2 thoughts on “Castelos de Portugal: turismo rural numa rota histórica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *