Cinco atividades gratuitas no turismo rural

Quando se trata de poupar dinheiro, o turismo rural é sem dúvida um dos segmentos de lazer que mais pode fazer por nós. Continue a ler e verá as nossas cinco ideias gratuitas para fazer no turismo rural.

Foto CC de Claudio Gennari

1. Passear de bicicleta
Parece óbvio mas nem todos tiramos proveito desta enriquecedora atividade quando estamos fora da cidade. A maioria dos alojamentos rurais de Portugal possuem bicicletas à disposição dos clientes, gratuitamente. Escolha uma e faça passeios pelos arredores do lugar que está a visitar. Se pretender mais informações veja o nosso post de casas rurais perto de ecovias.

2. Praticar geocaching
Esta atividade refere-se à procura de um “tesouro” escondido e é totalmente gratuita. Para fazer geochaching necessitará apenas de algum aparelho com GPS e um mapa, se bem que os mais sofisticados utilizam aplicativos móveis, bússolas e outros. O mais importante aqui é pôr cá fora essa criança que todos temos dentro de nós e darmos asas ao nosso espírito aventureiro.

3. Tirar fotografias
Quando estamos em hotéis ou em casas rurais geralmente estamos rodeados de magníficas paisagens e de um envolvente rico em botânica e fauna. Esse é um momento ideal para passeios e explorações com a nossa máquina fotográfica e fazer assim saltar a veia artística que possuímos. Há muitas casas com workshops de fotografia.

4. Praticar trekking
Aproveitando o facto de estarmos numa casa rural de montanha, porque não dar uma volta pelas serras e montanhas? Esta é uma das formas mais baratas e satisfatórias de passear num ambiente rural.

5. Apanhar frutas, cogumelos e outros
Em muitas das casas rurais rodeadas pela natureza mais selvagem existe a oportunidade de sair pelos arredores da propriedade e escolher algumas frutas. Por exemplo, muitos dos alojamentos oferecem workshops para aprender a identificar cogumelos. É sem dúvida uma experiência muito enriquecedora.

Esperamos que estas cinco ideias vos incentivem a experimentar um turismo rural mais ativo. Não percam esta oportunidade! São experiências únicas que trarão novas perspetivas sobre o significado de estar “de férias”. Não se trata de desligar o nosso cérebro mas de despertá-lo para novas atividades que enriquecem e alimentam os nossos sentidos.

E você? Tem mais ideias para esta listagem?

2 thoughts on “Cinco atividades gratuitas no turismo rural

  1. MLaura

    Olá,
    Somos Casa de Santa Ana da Beira.
    Como profiisionais de Turismo Rural, agradecemos o impulso que o TopRural está dando à nossa actividade com novas sugestões para o desenvolvimento da nossa actividade.
    Vender alojamento só por si, deixou de ser metodo de trabalho para se atingir um mercado cada vez mais alargado e competitivo. Parabéns, continuem, nós agradecemos.

  2. Flavio Bastos Post author

    Olá Maria Laura,

    Muito obrigado pelo comentário, alegramo-nos por poder ter dado algumas ideias para incentivar o negócio!

    Agradecemos o vosso apoio e desde já retribuimos as felicitações.

    Cumprimentos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *