Comidas típicas da Páscoa

A tradição em redor da Páscoa traz também consigo a gastronomia típica desta celebração religiosa bastante popular em Portugal e no mundo. O ano passado já tínhamos abordado os alojamentos rurais para a época. Vejamos desta vez que pratos tradicionais da Páscoa se preparam no país.

Em primeiro lugar, o peixe não é uma escolha tão frequente (a não ser o bacalhau na sexta-feira que antecede o dia de Páscoa), sendo a carne o alimento predilecto, devido em grande parte à Quaresma, período durante o qual impera a abstinência de carne.

É comum em todo o país comer-se o borrego ou cabrito (assado ou ensopado). Na região do Porto é popular o lombo de boi, também conhecido como “boi da Páscoa” e, na zona da Beira Litoral, a chanfana (já apresentada na nossa rota de sabores) e o leitão assado. Em Trás-os-Montes, o folar de carne e o Alentejo é famoso pelos pratos de cordeiro.

No que diz respeito às sobremesas, não podemos deixar de mencionar os 3 doces típicos tradicionais da Páscoa: o folar (havendo vários tipos, como o folar doce e o folar gordo) , as amêndoas e o chocolate. Há mais doces, claro: na região do Minho, por exemplo, é tradicional comer-se o pão de ló.

Se quiser partilhar outros pratos típicos que não constem do artigo, escreva-nos na secção de comentários. Quais são as suas iguarias favoritas na Páscoa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>