Comidas típicas da Páscoa

A tradição em redor da Páscoa traz também consigo a gastronomia típica desta celebração religiosa bastante popular em Portugal e no mundo. O ano passado já tínhamos abordado os alojamentos rurais para a época. Vejamos desta vez que pratos tradicionais da Páscoa se preparam no país.

Em primeiro lugar, o peixe não é uma escolha tão frequente (a não ser o bacalhau na sexta-feira que antecede o dia de Páscoa), sendo a carne o alimento predilecto, devido em grande parte à Quaresma, período durante o qual impera a abstinência de carne.

É comum em todo o país comer-se o borrego ou cabrito (assado ou ensopado). Na região do Porto é popular o lombo de boi, também conhecido como “boi da Páscoa” e, na zona da Beira Litoral, a chanfana (já apresentada na nossa rota de sabores) e o leitão assado. Em Trás-os-Montes, o folar de carne e o Alentejo é famoso pelos pratos de cordeiro.

No que diz respeito às sobremesas, não podemos deixar de mencionar os 3 doces típicos tradicionais da Páscoa: o folar (havendo vários tipos, como o folar doce e o folar gordo) , as amêndoas e o chocolate. Há mais doces, claro: na região do Minho, por exemplo, é tradicional comer-se o pão de ló.

Se quiser partilhar outros pratos típicos que não constem do artigo, escreva-nos na secção de comentários. Quais são as suas iguarias favoritas na Páscoa?

One thought on “Comidas típicas da Páscoa

  1. Alecia

    toprural.pt has potential, you can make your blog go viral
    easily using one tricky method. Just type in google:
    Isud’s Method To Go Viral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>