Condução ecológica: poupe combustível

Vivem-se tempos difíceis e poupar é já uma prioridade, se não uma obsessão. Esticamos alguns cêntimos aqui e ali, e o orçamento para a gasolina é o que mais pesa no bolso. Perguntamo-nos: é possível poupar combustível, sem poupar quilómetros?

Encontrámos vários especialistas do mundo do motor, que oferecem os seus próprios decálogos sobre condução ecológica, afirmando que podemos poupar até 15% em combustível. Aqui está um resumo de todos eles:

1. – Arrancar e andar: arrancar sem pisar o acelerador. No caso de motores de gasolina é preferível iniciar o andamento imediatamente depois do arranque, enquanto que a gasóleo é melhor esperar uns segundos.

2. – Utilização das mudanças: mude para uma mudança superior quanto antes, tentando circular sempre com mudanças altas e a baixas rotações, já que o carro consome menos.

3. – Aceleração: acelere progressivamente, variando a mudança de acordo com as rotações, nos motores de gasolina, entre as 2.000 e 2.500 r/min e nos motores a gasóleo, entre 1.500 e 2.000 r/min.

4. – Desaceleração: trave, com o pedal do travão, de forma suave. Cada vez que acelera ou trava bruscamente, o motor consome mais e produz mais CO2.

5. – Paragens: em paragens prolongadas, é recomendável apagar o motor. Sempre que a velocidade e o espaço o permita, detenha o carro sem reduzir previamente de mudança.

6. – Velocidade: mantenha-a o mais constante possível e ao volante, seja moderado. O consumo aumenta em função da velocidade elevada ao quadrado.

7. – Pneus: a pressão dos pneus tem uma influência directa sobre o consumo do veículo até 4%. Verifique mensalmente a pressão dos pneus.

8. – Ar condicionado: a temperatura deve rondar os 24º, sendo preferível utilizar o ar condicionado a abrir as janelas, já que isto provoca uma resistência aerodinâmica e o aumento do consumo.

9. – Retire peso desnecessário do porta-bagagens e assentos traseiros, pois quanto maior for o peso mais terá que trabalhar o motor e maior será o consumo.

10. – Considere a possibilidade de partilhar o carro para ir a trabalhar ou no seu tempo livre. Ajudará a reduzir o trânsito e o consumo.

Mais informação: ALD Automotive, Club de Automovilistas, AOP, Fundación Mapfre, Econoticias.com (páginas em Espanhol), BP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *