Convento da Provença: eleito o alojamento rural com a melhor lareira

A fotografia abaixo é a vencedora do nosso passatempo para votar na melhor lareira, e que teve lugar na nossa comunidade do Facebook. Pertence ao Convento da Provença, também vencedor do concurso da melhor piscina.

Voltámos a entrar em contacto com os responsáveis e o proprietário, João Carlos Guerra Pinto, desta vez para descobrir mais sobre o passado do Convento, as suas origens e o que despertou a curiosidade para a reconversão em unidade de turismo rural. É um bom exemplo de como nasce um alojamento de turismo rural.

O Convento estava abandonado desde o século XVI mas tem 700 anos documentados de história, o que fascinou os proprietários de imediato. O local terá sido um eremitério, embora não se saiba bem em que época se instalaram os eremitas na zona.

No séc. XIV, D. Fernando doa o lugar a Fernão d’Alvares Pereira. Após a morte deste em 1384, a sua mãe doa o local de novo aos monges. No entanto, os habitantes da zona não queriam abdicar das terras férteis e os monges acabaram por abandonar o lugar. Os séculos passaram.

Foi em 2003 que os proprietários visitaram o local, apercebendo-se que estava à venda: as fotografias e descrição do espaço deixaram-nos curiosos. Não conheciam a zona mas ficaram encantados: as ruínas, a serra e toda a envolvente natural transmitiram-lhes bem-estar e a sensação de liberdade. O património cultural e a gastronomia da região ajudaram também a tomar a decisão de aquisição do espaço.

Contam-nos os proprietários que ainda demorou até “saber bem a função que lhe devíamos dar, mas ao fim de algum tempo percebemos que não podíamos guardar aquele lugar só para nós e decidimos reabilitá-lo transformando-o num turismo rural”. Assim começaram as obras que, ao longo de 2 anos, se focaram no objectivo de voltar a “dar dignidade ao local“, ao mesmo tempo que era equipado para que pudesse oferecer todas as condições e conforto, para que outras pessoas pudessem usufruir do espaço.

A característica de destaque do Convento é, segundo os donos, a sua história. O espaço está decorado com armaduras, armas e antiguidades históricas. Verdadeiras relíquias que transformam o espaço numa espécie de museu.

Na Toprural, o Convento da Provença ainda não têm comentários de hóspedes. No entanto, contam-nos que “o que os nossos visitantes mais costumam valorizar é a localização privilegiada da propriedade perfeitamente inserida na paisagem natural, o ambiente calmo e a decoração muito específica do espaço, a adaptação a cada estação do ano, ou seja, se estiver frio os nossos clientes podem sempre contar com uma ambiente aquecido e confortável e com a nossa lareira sempre acesa; se for de Verão a nossa piscina exterior está sempre impecável e as esplanadas são uma mais valia. Para além disso os clientes valorizam bastante o serviço sempre atencioso prestado pelos funcionários“.

Em termos da presença online do Convento da Provença, o Facebook é o meio de comunicação escolhido. É através dessa rede que são divulgados programas de actividades e promoções do espaço. Todas as actividades são da responsabilidade do Convento, embora haja um esforço para estabelecer parcerias com entidades locais de forma a enriquecer a oferta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *