Descanse na fantástica Sintra

Localizada a cerca de 30 kms de Lisboa, a vila de Sintra foi desde sempre uma local de eleição para o contacto com a natureza e a história. Eleita por reis e rainhas, é também uma escolha acertada para uns dias de descanso para o mais comum dos mortais.

A vila, que é também sede de concelho, foi considerada Património Mundial pela UNESCO, e serviu, desde sempre, como local de fixação de povos. Mas, para não estar a alongar em devaneios, talvez seja melhor dar-lhe algumas ideias do que visitar.

Palácio Nacional de Sintra

Situado no centro da vila de Sintra, e por isso também conhecido como o Palácio da Vila, a sua construção teve início no séc. XV. Tendo sido utilizado pela Família Real Portuguesa como residência de Verão até ao final da monarquia, foi classificado como monumento nacional aquando da implementação da República em 1910. Apresenta traços de arquitectura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica.

Castelo dos MourosTem 450 metros de perímetro e situa-se num dos cumes da Serra de Sintra, permitindo desfrutar de uma vista impressionante sobre a vila e até ao Oceano Atlântico.

Palácio Nacional da Pena

Situado num dos topos da Serra, é uma das grandes marcas da vila de Sintra. Por vezes apelidado de Castelo da Pena, é uma das melhores expressões do romantismo arquitectónico em Portugal. É até considerado o primeiro palácio romântico da Europa, três décadas antes do símbolo que é o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. Se a vista impressiona, a construção e diversidade arquitectónica são merecedoras de uma visita atenta. Visita virtual.

Parque de Monserrate

Fica na freguesia de São Martinho e apresenta um palácio que era a residência de Verão de Francis Cook. Se o edifício foi projectado por James Knowles e construído em 1858, o desenho dos jardins foi idealizado pelo pintor paisagista William Stockdale, o botânico William Nevill, e James Burt, mestre jardineiro. Visita virtual.

Praias
O concelho de Sintra tem também muitas e agradáveis praias, como é o caso da Praia das Maçãs, da Adraga, Praia Grande ou Praia do Magoito. É também neste concelho que encontra o Cabo da Roca, a ponta mais ocidental do continente europeu.

E se admite que é um pouco guloso(a), fica a dica para provar as características queijadas e os travesseiros. Mas há ainda muito mais para descobrir. Veja por si e visite Sintra.

Casas rurais em Sintra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *