Diário da migração

Diário da migração desde o dia zero:

5ª feira 29/Abr/2010: Continuamos a melhorar o portal e, entre outras modificações, as ofertas voltam à Toprural.

2ª feira 01/Fev/10: o mais crítico já passou, assim que fechamos este post. Claro que faltam coisas por polir e continuaremos a fazer melhorias contínuas. É importante mencionar também que apesar da migração conseguimos aumentar as visitas em Janeiro de 2010, com 5% mais que em Janeiro 2009 (fonte: XiTi e Google Analytics): sem dúvida um dato positivo dado o complexo que resulta este tipo de mudanças. Obrigado a todos pela vossa participação! 2010 promete…

4ª feira 27/Jan/10 18:15: nova versão on-line

A ordem dos resultados de buscas por preço já não inclui alojamentos sem preço.

4ª feira, 20/Jan/10, 18:15:

Publicação na ficha de cada alojamento do tipo de promoção que tem contratada e a sua antiguidade com esta promoção (para efeitos de ordenação dos resultados das buscas).

3ª feira, 19/Jan/10, 17:15: nova versão on-line:

  • correcção da ordem das fotos na página do alojamento para respeitar a ordem indicada pelo proprietário (ver exemplo de galeria de fotos)
  • publicação dos alojamentos destacados do país em rotação na coluna direita da home de cada país (ver exemplo Portugal)
  • outras correcções menores

2ª feira, 18/Jan/10, 15:15: nova versão on-line com as modificações anunciadas anteriormente:

6ª feira, 15/Jan/10, 8:00:

Nova versão on-line: os proprietários já têm outra vez acesso às suas facturas on-line e também à contratação on-line (tudo isto no Cantinho do proprietário).

4ª feira, 13/Jan/10: nova versão on-line.

16:45: efectuadas novas correcções:

  • corrigido o erro nalgumas buscas por características
  • corrigido o erro na actualização de algunos calendários
  • já aparece o preço nos resultados de buscas para todos os alojamentos

09:00: o histórico de estadísticas de visitas dos alojamentos está outra vez disponível em XiTi. Falta ainda publicar as estadísticas de 8 a 11/01 inclusive (ver exemplo). – Solucionado a 18/Jan/10. Continuamos a trabalhar nas demais correcções pendentes e tenemos previsto subir uma nova versão on-line esta tarde antes das 15h.

3ª feira, 12/Jan/10, 10:00: outros falhos identificados e pendentes de corrigir de forma prioritária:

  • contratação on-line (desactivada temporariamente)
  • actualização de algunos calendários
  • busca por características que em algunos casos dá a página não encontrada

2ª feira, 11/Jan/10, 10:00: outros falhos identificados e pendentes de corrigir de forma prioritária:

6ª feira, 8/Jan/10, 14:00: acabamos de subir uma nova versão com umas quantas correcções, entre as quais:

  • correcção de problemas de actualización dos calendários de disponibilidade
  • correcção de problemas de visualização dos calendários
  • correcção de um falho na publicação de fotos e vídeos de viajantes
  • correcção de um falho na contratação on-line (para proprietários)
  • contextualização do ninho de enlaces na página principal (regiões e provincias dependendo do país seleccionado: ex. Portugal)

Coisas prioritárias que estão por solucionar (previsto para 2ª feira 18/01):

  • incluir o mapa na home para permitir uma busca por mapa como antes
  • mudar a ordem das sugestões de destinos no buscador (que o distrito apareça antes da cidade que tenha o mesmo nome)
  • recuperar o histórico de estadísticas de visitas, em falta para alguns alojamentos (ver exemplo)

Uma vez mais, agradecemos-lhe as suas sugestões e paciência.

5ª feira, 07/Jan/10, 10:45: estamos de novo funcionando! A nova versão está outra vez on-line em http://pt.toprural.com. Agradecemos a vossa paciência com todo este processo.

09:08: hoje houve uma quebra em http://pt.toprural.com. Estamos a trabalhar para solucionar este problema o mais rapidamente possível!

3ª Feira, 5/Jan/10, 17:30: hoje nenhuma quebra no sistema. A página responde razoavelmente rápida (mas continuaremos a optimizar para que carregue ainda mais rápido). Também acabamos de subir uma nova versão com umas quantas melhoras:

Obrigado a todos pela vossa paciência! Obrigado também pelas vossas sugestões por Twitter por e-mail e por telefone! Nos servirão para continuar a corrigir e melhorar esta nova versão da Toprural.

Toprural

2ª feira, 4/Jan/10, 16:05: subimos uma nova versão com páginas mais optimizadas, a página das últimas fotos funciona, e as páginas das últimas opiniões e últimos vídeos temporalmente inabilitadas (até que as optimizemos amanhã). Seguimos com o acesso usuário inabilitado, provavelmente até amanhã também. Obrigado pela vossa paciência!

11:20: inabilitámos a página das últimas fotos porque era a causadora dos problemas. Em principio o portal deveria funcionar de novo sem interrupções.

11:10: vemo-nos obrigados a pôr a Toprural em “manutenção” o tempo justo e necessário para reparar um problema na página das últimas fotos. Esperamos que seja questão de minutos.

toprural-mantenimiento

10:00: mais coisas às que estamos a priorizar:

  • melhorar a velocidade das páginas a carregarem
  • publicar os calendários de disponibilidade que faltam
  • publicar as fotos de viajantes que faltam

7:30: coisas nas que estamos a trabalhar, com prioridade:

  • velocidade da home ao carregar (e dos resto das páginas)
  • completar a migração das fotos de alojamentos (ainda faltam alguma imagens)
  • corrigir o formulário para contactar-nos que, agora, não deixa enviar a mensagem
  • dar um jeito à apresentação dos calendários de disponibilidade das casas
  • lembre-se de que: se detecta algum falho, por favor comente-o neste post!

Domingo 3/Jan/10, 21:00: a nova web funciona correctamente :) Falta-nos “matar” uns quantos bugs: se detecta algum falho, por favor comente-o neste post! (o formulário de contacto dá erro e não podemos repará-lo até dentro de umas horas)

19:55: parece que agora sim: a nova versão está on-line em http://pt.toprural.com. Vamos lá a ver se aguenta o tráfico desta noite de Domingo. (+-2.500 visitas / hora).

18:20: ooops, tivemos um problema ao gerar o índice da base de datos. temos que voltar a gerá-la. Dentro de +- 30 minutos tentaremos sair on-line outra vez (hora estimada: 19:50).

17:13: adiantámos a nossa migração da nova versão de Toprural a hoje, Domingo, para testá-lo em condições reais com tráfico real (é a nossa prova de fogo!). Neste momento Toprural está caído (se bem que não o blog) mas antes das 18h00 deveriamos estar on-line outra vez, já com a nova versão em funcionamento em http://pt.toprural.com.

11 thoughts on “Diário da migração

  1. Jorge Quaresma

    Bom dia.
    Acabei de descobrir que o site da Top Rural mudou de visual sem que para isso os proprietários tenham sido informados (pelo menos sobre a forma final do site). Não é apenas uma questão de Java ou Cold Fusion mas uma decisão sobre a forma de encontrar alojamentos.
    O grande problema é que falta o mapa do país que permitia a possíveis clientes encontrar um alojamento numa região do país. Este problema pelos vistos já foi considerado nos forums pelos colegas espanhóis mas pelos vistos sem a devida atenção da equipa da Top Rural.
    O problema é que, e para dar um exemplo concreto: a minha casa está num pequeno concelho (Vieira do Minho). Ninguém conhece o nome de Vieira do Minho (mesmo em Portugal nem toda a gente sabe onde está). Um potencial cliente não vai procurar evidentemente uma casa numa localidade que desconhece. Anteriormente com o mapa, escolhendo a região Norte ou Braga a minha casa aparecia. Um estrangeiro no máximo conhecerá a região (mas nem sabe como se chama : Minho? Norte?). Com sorte, escolherá Braga. No entanto, se a escolha for Braga (que é o distrito onde se encontra Vieira do Minho), as casas de Vieira do Minho nem sequer aparecem no mapa…
    Outro problema é o facto de as opiniões não aparecerem nos resultados das buscas. As opiniões é um critério importantíssimo para a escolha de uma casa e aliás é a própria Top Rural que incita os proprietários a receberem opiniões oferecendo mesmo uma placa de “Recomendado pela Top Rural”. Actualmente, as opiniões não aparecem no novo site…
    Agradecia que nos explicassem quais são os verdadeiros objectivos da Top Rural com o novo visual da página e por que é que as opiniões dos proprietários dos alojamentos não são tidas em conta (se me refiro às reclamações dos proprietários espanhóis aquando da migração em Espanha).

    Obrigado,
    Jorge Quaresma (Casa da Cuqueira, Vieira do Minho)

  2. Alexandra C.Santos

    Estimado Jorge Quaresma,

    Antes de mais, obrigada pela sua participação no nosso blog. Consideramos todas as opiniões, sugestões ou considerações, importantes. Sejam estas efectuadas por proprietários ou viajantes.

    Quanto à comunicação do novo portal, a inicios de Dezembro, foi colocado um post (Nova Versão Toprural) bastante completo, onde não só explicamos as alterações que vão exsitir, como também damos um enlace para que pudessem ver a nova versão. Depois das novidades para os proprietários, perguntamos “Quer vê-lo já?” e pomos o enlace aonde o poderia ter visto.

    O post Nova versão Toprural foi também enviado via Boletim do proprietário (do dia 10 de Dezembro) a todos os que estão subscritos. O que é o seu caso.

    O Diário da migração, foi um post ideado de forma a seguir a linha de absoluta transparência e claridade que sempre foi política da Toprural. De forma não só a mantermos os nossos usuários informados dos falhos, melhorias e funções em activo, do novo portal; como também para que possamos receber sugestões e agradecer a todos a paciência e compreensão, sempre tão necessária quando se efectuam grandes mudanças. Está redactado desde o dia 0 da migração (03 de Janeiro) e sempre que temos novidades, acrescentamos ao post.

    Ontem, 11 de Janeiro às 09h00m, acrescentámos um par de frases para as quais lhe chamo a atenção:

    Coisas prioritárias que estão por solucionar (previsto para 2ª feira 18/01):

    * incluir o mapa na home para permitir uma busca por mapa como antes

    Todas as dúvidas ou considerações expostas pelos nossos usuários, estão a merecer a mais atenta consideração por parte de toda a equipa da Toprural. Os esclarecimentos são efectuados dependendo de cada caso: alguns por telefone, outros por e-mail ou actualizando este post para que todos possam consultar e estar a par da evolução da migração.

    Por último, garantir-lhe que o objectivo da Toprural mantém-se o mesmo: ter um portal dinâmico, intuitivo, moderno, atractivo e com a informação mais completa, de forma a atrairmos ainda mais visitas para aumentar as possibilidades de reservas dos alojamentos nossos associados.

    Estamos absolutamente receptivos a qualquer outro comentário que considere pertinente.

    Os melhores cumprimentos,
    Equipa Toprural.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *