Escapadinha ao Alqueva

É a maior barragem portuguesa, e também o maior lago artificial da Europa. Falamos da barragem de Alqueva, com 250 km2 de superfície, 83 km de comprimento e 1160 km de perímetro. O local ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, e nós, na Toprural, traçamos-lhe um plano.

6ª-feira
Tire o dia de folga e guarde a manhã para si, para acordar tarde e preparar as malas. Almoce e faça-se à estrada. O grande lago abarca áreas dos concelhos de Portel, Moura, Évora e Beja, pelo que para não se sentir perdido, aconselhamos a ida à aldeia da Luz. Esta nova aldeia foi inaugurada em 2002, construída de raiz a cerca de 2 km da antiga povoação, que foi submersa pelas águas da barragem. Ao final do dia aconselhamos uma visita ao centro de Moura, cidade tipicamente alentejana, e onde pode relaxar depois  da viagem e de um dia sob o sol alentejano.

Sugestões de alojamento: Monte do Caneiro, Monte do Colmeal, Pinta Barris.

Sábado
Ao acordar, faça-se à estrada e visite a parede da barragem, junto à aldeia de Alqueva, na ponta Sul. De seguida, faça o percurso rumo ao Norte,  em direcção à cidade de Reguengos de Monsaraz, aproveitando o percurso para parar sempre que quiser para umas belas fotografias do lago. Em Reguengos, prove a típica gastronomia e compre umas quantas garrafas de vinho, que é famoso por esta região.

À tarde, dirija-se à simpática vila de Monsaraz. Situada no topo de um monte, a vila, ‘encaixada’ entre as muralhas do castelo, oferece uma vista sobre o lago, a planície alentejana e Espanha. As suas estreitas ruas, de piso irregular de xisto, revelam surpresas a cada esquina. Detentora também de um castelo, ou não estivesse Monsaraz num topo que se destaca na planície, é o local ideal para observar o pôr-do-sol.

Sugestões de alojamento: Casa Pinto, Monte Saraz, Horta da Coutada.

Domingo
Neste dia, vá até à marina junto à aldeia de Amieira. Ali poderá informar-se acerca do aluguer de barcos, ou, quem sabe, dar logo uma volta de canoa ou caiaque. Você decide. Se não se sentir à vontade, pode ficar junto ao bar a admirar a paisagem que, sabemos, é de cortar a respiração.

Chegada a hora do almoço, e a pensar na volta a casa para essa tarde, sugerimos uma de duas opções: se viver a norte da barragem, faça o caminho até Évora, almoce por lá e não perca, pelo menos, o Templo de Diana; e se viver no Sul, passe por Beja, prove a gastronomia da região, visite o castelo e descanse à sombra, que por terras bejenses o calor impera.

3 thoughts on “Escapadinha ao Alqueva

  1. Mouraconvida

    É de facto uma região belíssima. Conheça-a melhor, em particular a região de Moura, através de passeios pedestres.
    http:\\mouraconvida.blogspot.pt

  2. FirstHeike

    I have noticed you don’t monetize your website, don’t waste your traffic, you can earn additional bucks every month because you’ve got high quality content.

    If you want to know how to make extra $$$, search for:
    Mrdalekjd methods for $$$

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *