Esperar a Primavera observando as aves

A Primavera já está perto, ou não fosse já no próximo mês de Março. Na Toprural não podíamos deixar escapar a oportunidade e deixamos-lhe uma dica: Spring Alive. Nada mais que um projecto online, a nível europeu, de registo da chegada de aves de migração.

Cegonha | Foto de Guido Gerding

O Spring Alive é assim um projecto de observação de aves. Direccionado tanto para os mais novos, como para os adultos, o objectivo é o de registar a chegada de quatro espécies de aves, considerados como os verdadeira mensageiros da estação das flores: andorinha-das-chaminés, o cuco-canoro, o andorinhão-preto e a  cegonha-branca.

Depois de avistar a ave, deve registar essa observação no site. Não interessa o número de aves, nem se vi mais do que uma vez. Interessa sim apontar esse primeiro contacto. Uma vez que este é um projecto europeu, consegue-se assim ter uma panorâmica geral da chegada das aves em todo o território e, consequentemente,  da chegada da Primavera.

Actualmente na página Spring Alive estão apenas resultados do ano passado, mas segundo a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o projecto irá reiniciar-se ainda durante este mês de Fevereiro. Apesar de em qualquer lugar na natureza ser possível observar aves, existem alguns locais onde as possibilidades de avistamentos são mais elevadas. Pode consultar no site da SPEA algumas localizações previligiadas.

E agora? Parta à aventura! Tem muitas casas rurais por Portugal onde se pode dedicar à ornitologia. Deixa-mos algumas sugestões:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *