Europa em 80 dias, um “road movie” para mostrar o mundo rural

Não, não são o Willy Fog e Rigodon, os conhecidos personagens dos desenhos animados, mas quase. Os nossos aventureiros são Ana Isabel Aranda e Juan Manuel Alfonzo, dois jornalistas que irão percorrer o mais rural da Europa em 80 dias e documentar a viagem ao melhor estilo de umroad movie“, uma das iniciativas mais inovadoras e interessantes desenvolvidas no nosso continente.

Turismo rural, inovação agrícola, ecoturismo ativo, micro-turismo, iniciativas florestais, todos estes temas, e outros, serão abordados com a intenção de consciencializar os Europeus sobre a necessidade de se preservar um modo de vida que compõe a nossa essência. É um projeto que nos chamou de imediato a atenção logo que nos foi apresentado e por isso quisemos apoia-lo com o nosso patrocínio. Ana e Juan Manuel igualmente contam com o apoio da Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural (RERD) e a Rede Europeia de Desarrollo Rural (ELARD) que lhes facilitará o acesso às redes de ação local que desenvolvem projetos muito interessantes por toda a Europa. Mas ninguém melhor que os próprios protagonistas para nos contarem a sua história, certo?

Como surgiu a ideia da volta à Europa em 80 dias?

Surge de um desejo de viajar acompanhado pela inquietação de querer conhecer os mais diversos aspetos da Europa rural, mas fundamentalmente, trata-se de um projeto jornalístico que cada um de nós quis realizar individualmente e que agora queremos fazê-lo em conjunto. É a união de experiências do mundo jornalístico associado à cultura e ao turismo, com a comunicação e o marketing unidos num espírito que pretende evoluir.

Existe um grande desconhecimento do mundo rural, para muitos este está ainda associado a uma imagem isolada, mas o mundo rural oferece múltiplas possibilidades àqueles que residem nas cidades, tal como o turismo e a agricultura associados à sustentabilidade.

Qual é o objetivo deste aventura?

Mais do que uma aventura, o objetivo da Volta à Europa em 80 dias é uma busca pessoal de crescimento; mas também tem efeito na situação atual, que convida menos à reflexão e no nosso caso à ação, compilando em primeira mão informação com o objetivo de difundir o valor da biodiversidade do mundo rural Europeu que representa 70% do mapa, para entrarmos em novas dinâmicas e na medida da sua utilidade pública, podermos transmiti-las através de um “filme de estrada”. A aventura mais gratificante da nossa expedição é podermos conhecer pessoas amáveis e cordiais, descobrir paraísos na terra, para aprendermos as línguas e as distintas tradições que nos unem a esta numa única consciência.

O que pensam encontrar nos distintos países que vão visitar? Quais as vossas expectativas?

Partimos com algumas impressões prévias, fruto das nossa viagens já efetuadas a alguns dos países que vamos visitar. Cada país tem o seu desenvolvimento, e a visão do mundo rural é distinta, os países mediterrâneos estão mais ligados à tradição da terra e os mais setentrionais são apaixonados pela inovação e energia auto-sustentável. Seja de que forma for temos a certeza que a surpresa é garantida. Partimos sem nenhuma expetativa, humildemente queremos deixar que o mundo nos surpreenda a cada dia num novo espaço cheio de magia, e com o seu próprio encanto e naturalidade.

Conseguiram algum apoio por parte de instituições ou empresas? Foi complicado?

Foi muito difícil. Um grande desafio, mas a maior satisfação de um bom projeto é quando é reconhecido e tivemos realmente sorte em termos encontrado alguns visionários.. Pessoas inigualáveis  que confiaram na nossa capacidade e compromisso. Encontramos na Toprural um parceiro e uma equipa de amigos que contribuíram para o nosso conhecimento e saber fazer em matéria de turismo rural. Quando colocamos este projeto em lanzanos.com para obtermos financiamento através do crowdfounding, infelizmente sem o êxito desejado, tínhamos a certeza que o nosso propósito era difundir os valores do desenvolvimento rural e dirigimo-nos à Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural. Esta entendeu desde o inicio a intenção do nosso projeto e abriu-nos a porta para que o tornássemos possível colocando-nos em contato com as redes de desenvolvimento Europeias (European Leader Association) que por sua vez nos estão a ajudar com a coordenação da nossa expedição. Igualmente, New Holland, que é uma empresa líder em maquinaria para o setor agrícola estão a patrocionar-nos. Igualmente é impossível deixar de mencionar os meios de comunicação de nos apoiam, bem como os nossos amigos da Casárbol que se dedicam à construção de casas em árvores como invulgares alojamentos.

Qual é o vosso itinerário? Irão partir de onde e quando?

O percurso é de quase 15.000 quilómetros por 25 países, inicia em Madrid no próximo dia 22 de Junho e atravessaremos Portugal, França, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Republica Checa, Eslováquia, Áustria, Eslovénia, Hungria, Roménia, Bulgária , Grécia, Itália, Mónaco e de volta à França para entrar novamente em Espanha por Barcelona e então regressar a Madrid.

Como vos poderemos seguir durante esta viagem?
Na Europaen80dias.com será narrado o percurso à medida que avançamos e contaremos tudo o que de insólito nos aconteça através das redes sociais. Vamos ter ligação com os nossos colegas dos meios de comunicação social, que apoiaram este projeto na rádio, impressa, televisão e internet, e ainda – se o tempo e os recursos técnicos o permitirem – todas as semanas emitiremos episódios informativos no nosso programa de televisão De Mentes Abiertas na Colômbia através do canal TRO. Queremos que esta viagem sirva para partilhar as nossas experiências que possam ser úteis, para as nossas regiões e pessoas.

Como partilharão a vossa experiência durante esta volta à Europa?

Essencialmente com um filme de estrada de cerca de uma hora de duração, mas certamente que esta experiência terá direito a uma memória escrita de forma a ficar registado o que muitas vezes não se pode captar na frase de que uma imagem vale mais que mil palavras.

Esperamos que esta entrevista vos tenha dado a conhecer um pouco mais sobre a iniciativa de Ana e Juan Manuel. Continuaremos a dar informações sempre que possível sobre o decorrer da mesma através deste site e das nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Google+

One thought on “Europa em 80 dias, um “road movie” para mostrar o mundo rural

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *