Ferramentas práticas para analisar a sua comunidade nas redes sociais

Continuamos com a série Turismo Rural e Redes Sociais para explicar-lhe como analisar os resultados nas redes sociais e saber como evoluiu a sua comunidade de seguidores nas distintas redes sociais existentes. Vejamos como fazê-lo em passos muito simples:

1.- Familiarize-se com as estatísticas que algumas redes sociais proporcionam, como por exemplo:

Facebook Insights: integrado no Facebook, nele encontrará informação bastante interessante como gráficos da evolução dos seus fãs, dados demográficos, número de interacções, etc.); escolha a métrica que mais lhe interessa. Nós costumamos olhar para o “alcance total” para ver o grau de interacção dos utilizadores do Facebook com os nossos conteúdos (o dos nossos amigos, e dos amigos destes). Também convém analisar os resultados dos conteúdos das páginas, pois ajudá-lo-á a saber quais são os conteúdos que funcionam melhor.

Youtube Analytics: Dentro do canal de Youtube, aqui poderá ver o desempenho dos vídeos, os dados demográficos dos utilizadores, de onde vêm as visitas que visionam os seus vídeos, etc.

2.- O Twitter não dispõe de ferramentas de análise integrada, pelo menos gratuitas. Por esse motivo, sugerimos que experimente outras aplicações que analisam esta rede social, como por exemplo:

SocialBro, ferramenta de análise para Twitter

SocialBro: É uma ferramenta muito completa e gratuita que reúne informação de todos os seus seguidores, organizando-a e apresentando-a de forma muito útil e atractiva. Sugerimos experimentar esta aplicação e comprovar todos os dados que oferece: indicadores de influência, evolução de seguidores, utilizadores mais activos, as melhores horas para twittear, etc.

Ferramenta análise Twitter

Tweetstats: Ferramenta que ajuda a conhecer os dias em que se publicaram mais tweets, gráficos por horas de actividade, os usuários mais activos ou a quem se respondeu com maior frequência.

Tweeteffect: Com esta interessante ferramenta poderá saber quantos “followers” ganha ou perde em cada tweet.

Tweetreach: Uma ferramenta que oferece uma análise pormenorizada sobre o alcance dos tweets e a dimensão da sua conta no Twitter. Não é grátis, mas tem um preço bastante competitivo. Vale a pena, principalmente se tiver um evento importante com presença no Twitter e pretende um relatório detalhado.

3. – Abrir folha de cálculo e configurar o modelo KPIs (Key Performance Indicators) introduzindo os indicadores de seguimento. Deixamos aqui uma tabela de KPIs ( 233Kb – PDF) como exemplo. Na secção das colunas pode incluir a periocidade que deseja analisar, e nas linhas podem incluir-se os dados mais relevantes a examinar. Não se trata de analisar todos os dados mas de seleccionar aqueles que são mais convenientes.

A análise de dados não se deve tornar uma obsessão, pois nem sempre se conseguem os mesmos resultados: há semanas em que os utilizadores participam mais do que em outras, pelo que há que dedicar alguns minutos (nós fazemos isto uma vez por mês) a analisar as redes sociais, e não todos os dias.

No final de todo este processo de análise é importante saber se as interacções se tornam em conversões, isto é, se as interacções com a tua comunidade se traduzem em mais visitas à sua página da Internet ou ao seu perfil da Toprural. Para tal, existe o Google Analytics: é a ferramenta de topo de análise da Web que proporciona informação muito valiosa sobre o tráfico dirigido a uma página da Internet, de onde vêm essas visitas, quanto tempo passam em cada página, etc. Não é necessário ser-se um especialista para analisar os dados, apresentados em gráficos simples e intuitivos. Deixamos-lhe aqui este Manual do Google Analytics que explica como configurar a sua conta desde o início.

Já alguma vez utilizou estas ferramentas? Considera as redes sociais uma importante ferramenta para a divulgação do seu alojamento rural? Nós utilizamos as ferramentas que referimos neste post e umas quantas mais. Se acha que há alguma que vale a pena usar mas que não mencionámos neste artigo, pode dizer-nos nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *