Gastronomia Mediterrânica – Cozinha Portuguesa

A cultura e o estilo de vida do mediterrâneo têm vindo a ser cada vez mais divulgados através da gastronomia que se encontra enraizada nos países do sul da Europa. Portugal é um destes países bastante famosos pela sua gastronomia que proporciona um excelente menu de pratos diversificados e saudáveis. Apesar de não ser banhado pelo mar mediterrâneo, as tradições históricas, as condições climatéricas e a proximidade geográfica de Portugal fazem com que sejamos considerados uma cultura mediterrânica.

Cozido à Portuguesa

De 17 a 21 de outubro decorrerá em Portalegre o 3º Festival “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas”. O produto regional com destaque no evento deste ano será o azeite. Diversos estudos apontam Portugal como o país mediterrânico que menos alterou os seus hábitos alimentares tradicionais, permitindo assim que a sua gastronomia permaneça com os seus traços históricos e culturais que tanto caracterizam o país.

A cozinha mediterrânica mantém um ciclo muito específico dos alimentos e ingredientes usados consoante as estações do ano. É uma gastronomia saudável pela variedade de ingredientes, sabores e texturas. Uma das principais características desta cozinha é o uso do refogado em alguns pratos, processo este amplamente divulgado por portugueses e espanhóis.

Na base da dieta mediterrânica encontram-se o azeite, o pão e o vinho tinto. Nos seus pratos, os  legumes usados são variados e indicados para uma alimentação rica em nutrientes. A cozinha do mediterrâneo tem vindo a ser bastante explorada pelos restaurantes comerciais que apresentam uma forma mais rápida na confeção e uma diferenciada composição e harmonização dos alimentos e pratos regionais. Por sua vez, os restaurantes tradicionais mantêm as receitas do passado usando produtos e ingredientes naturais, com redução de sal e uma confeção mais demorada que resulta em pratos mais saborosos e autênticos.

Açorda Alentejana

A Açorda à Alentejana é uma sopa típica do Alentejo e a sua preparação e receita não são universais, dependem muito da região onde a Açorda é preparada e varia até mesmo de família para família. Este prato típico regional é considerado uma das 7 maravilhas da Gastronomia portuguesa, onde na sua preparação são acrescentadas ainda algumas ervas aromáticas.

Polvo à Lagareiro

O Polvo à Lagareiro, como o nome indica, é confecionado com polvo onde este é cozido e de seguida grelhado. O acompanhamento mais tradicional e popular deste prato são as batatas a murro, que são abundantemente regadas com azeite.

Bacalhau à Lagareiro

O Bacalhau à Lagareiro é uma das mais conhecidas e confecionadas receitas de bacalhau. Com origem nas Beiras, o bacalhau era originalmente confecionado nos fornos dos lagares de azeite, pela época do azeite novo que ocorria em meados do final de outubro. Assavam-se juntamente as batatas e cebolas com casca espetadas num arame que se pendurava dentro do mesmo forno a lenha. Juntava-se alho crú e regava-se o bacalhau com bastante azeite acabado de tirar do lagar.

One thought on “Gastronomia Mediterrânica – Cozinha Portuguesa

  1. Emil Shryock

    #LADY CHŁODNICZE WITRYNY CHŁODNICZE MEBLE SKLEPOWE REGAŁY CHŁODNICZE REGAŁY METALOWE WYPOSAŻENIE SKLEPÓW KRAJALNICE WILKI DO MIĘSA KLOCE MASARSKIE GASTRONOMIA PIECE KONWEKCYJNE MEBLE NIERDZEWNE WYPOSAŻENIE KUCHNI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *