Mudar o mundo com 13 anos

Um rapaz alemão, agora com 13 anos, é o responsável pelo movimento “Plant for the Planet“, que está a mudar o mundo. A Toprural conta-lhe a história.

Felix com dois apoiantes de luxo: Gisele Bündchen e Harrison Ford

Tudo começou há 4 anos, em que no seguimento de um trabalho escolar, Felix Finkbeiner proferiu uma palestra sobre como a plantação de árvores poderia contribuir para a diminuição das alterações climáticas. Uma das frases que mais sobressaiu no seu discurso é «nós as crianças compreendemos que não podemos confiar apenas nos adultos para salvar o nosso futuro. Temos nós de tomar as rédeas do nosso futuro».

A grande inspiração foi Wangari Maathai, a activista queniana que recebeu o Nobel da Paz em 2004, e que foi responsável, directa ou indirectamente, pela plantação de mais de 30 milhões de árvores para combater a desflorestação e a erosão dos solos.

De palestra em palestra, alcançado cada vez mais ouvidos e convertidos à causa, em breve foi alcançado o objectivo inicial de Felix, que seria “apenas” a plantação de um milhão de árvores no seu país, a Alemanha. Agora, este movimento está já presente em 131 países, através da campanha “Stop Talking. Star Planting” (algo como “pare de falar, comece a plantar”).

Este exemplo ensina-nos duas lições: as boas ideias não têm idade e basta uma pessoa para mudar o mundo.

Veja aqui o discurso de Felix nas Nações Unidas (em inglês).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *