Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos – Série Reservas Naturais

Parte da Reserva Ecológica Nacional (REN) e Paisagem Protegida desde 2000, a zona das Lagoas de Bertiandos e de São Pedro d’Arcos é a mais recente área natural destacada na nossa Série de Reservas Naturais.

São 350 hectares de vales, florestas e bacias de água na região de Ponte de Lima. Nestas duas lagoas e área circundante encontramos uma enorme biodiversidade. A zona também tem partes pantanosas, pelo que é frequente ouvir-se o coaxar dos sapos e as rãs. Além destes anfíbios, ainda podemos encontrar lontras, gatos-bravos e toupeiras-de-água (a maioria em risco de extinção), entre muitos outros.

Em relação à flora, também há uma grande diversidade: além de zonas húmidas e não-húmidas, encontrará amieiros, vidoeiros e salgueiros, são mais de 80 espécies a colorir a paisagem de vários tons de verde (ou raras, ou em vias de extinção) e sobretudo a constituir refúgio e lar para todos os animais já mencionados.

Passear na zona é tarefa fácil, graças às vias de madeira construídas para apreciadores da Natureza: há vários trilhos que vão de extensões de 1,6 a quase 13 km.

Para quem viaje até ao coração do Minho, no distrito de Viana do Castelo, esta é uma boa oportunidade para relaxar e passear muito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *