Páscoa: Parta à descoberta da Europa mística

Páscoa é sinónimo de festa e celebração, e que melhor forma de celebrar a vida do que com uma viagem? 😉 Aproveite estas férias para descobrir os caminhos peregrinos e a nossa história comum em alguns dos lugares mais místicos da Europa.

Santiago de Compostela, a cidade das mil conchas

 Percorrer os vários caminhos de Santiago e seguir as “pistas” deixadas pelas conchas de vieiras é uma experiência única que tem atraído viajantes de todo mundo, quer seja pelo seu significado religioso ou pelo interesse histórico que têm estas rotas, consideradas Património Mundial da Humanidade.

Seja qual for o seu ponto de partida, o destino é a emblemática cidade de Santiago de Compostela! Na Plaza del Obradoiro, em pleno centro histórico, não deixe de visitar a mítica Catedral onde está sepultado o apóstolo Santiago, o Palacio Raxoi, o Hostal de los Reys Catolicos ou o Colexio de San Xerome.

Na principal artéria da zona histórica de Santiago, a Rua do Vilar, encontrará as mais emblemáticas e antigas lojas da cidade. O centro é também o melhor lugar para desfrutar da rica gastronomia galega: não deixe de provar um dos pratos muito apreciado nesta época de Páscoa: pulpo a la gallega, polvo cozido polvilhado com pimentão, sal e azeite! Para terminar o dia em grande, aproveite para conhecer a deslumbrante vista da cidade a partir do jardim Granxa de Sexto.

collage_santiago

Nesta Páscoa, percorra os caminhos de Santiago e descubra uma cidade cheia de história

Em Santiago de Compostela a Páscoa é vivida com grande intensidade, com várias procissões e celebrações por toda a cidade, uma experiência que não vai querer perder. Mas com os milhares de peregrinos que invadem as ruas da cidade, o melhor mesmo é encontrar um alojamento nos arredores, onde possa descansar e viver a tranquilidade galega. A apenas seis quilómetros de Santiago, a casa Os Vilares é o local ideal para recarregar baterias: para relaxar no jacuzzi nem precisa de sair do quarto! No dia seguinte estará pronto para continuar a explorar esta bela cidade medieval.

Lourdes: tranquilidade com vista para os Pirinéus

Sabia que a pitoresca localidade francesa de Lourdes ficou conhecida por relatos da aparição da Virgem Maria a uma jovem, numa gruta em 1858? Desde então, este tornou-se um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é local de paragem obrigatória mas também vai querer surpreender-se com os impressionantes 12.000m2 da Basílica subterrânea São Pio X. Com capacidade para 30 mil pessoas e uma arquitetura fora do habitual, ovalada e moderna, a basílica merece uma visita em dia de missa.

collage_Lourdes

Lourdes não se resume ao turismo religioso: os amantes da natureza e da espeleologia também vão querer explorar esta localidade francesa

Mas desengane-se quem pensa que Lourdes se fica pelo turismo religioso! Este é também um ótimo destino de férias para os amantes da natureza e da espeleologia. Se marcar a sua visita entre abril e outubro, poderá visitar os cinco andares de grutas de formação calcária localizadas a apenas 15 quilómetros de Lourdes. E, de funicular ou a pé, não deixe de subir ao topo do Pic du Jer: aqui, a 95 metros de altitude, a vista sobre toda a cidade e para os imponentes Pirinéus é deslumbrante!

Lourdes e as zonas envolventes são lugares perfeitos para quem procura descansar nestas mini-férias da Páscoa em família. Desfrute da tranquilidade e da natureza numa casa rural nas montanhas francesas!

Em Roma, sê romano!

Nesta época, as celebrações da Páscoa misturam-se com os ritos pagãos e ancestrais da chegada da Primavera, o que dá a Roma um colorido único, entre o sagrado e o profano.

Com tanto para ver, o melhor mesmo é perder-se pelas ruas e descobrir ao seu ritmo todos os ex-libris da cidade! Viva o pulsar frenético da capital italiana e sinta-se suspenso entre o passado, o presente e o futuro ao virar de cada esquina.

Ver ao vivo os impressionantes frescos com que Miguel Ângelo decorou o teto da Capela Sistina ou visitar o Coliseu são, claro, pontos obrigatórios no seu roteiro de viagem. Mas já sabe o que se costuma dizer: não se pode ir a Roma e não ver o Papa, sobretudo na Páscoa! 😉 Aproveite a oportunidade e assista à missa pascal celebrada na histórica Praça de São Pedro, uma experiência que tem conquistado milhões em todo o mundo.

collage_roma

Descubra ao seu ritmo todos os ex-libris de Roma nas mini-férias da Páscoa

Antes de se retirar para uma boa noite de descanso, passe pelo conhecido Pommidoro e prove um dos mais antigos pratos da cozinha romana: rigatoni alla pajata, uma especialidade que não encontrará em qualquer restaurante. O prato consiste numa deliciosa massa tipo macarrão regada – espante-se! – com um molho feito com intestinos de cordeiro ou vitela alimentado apenas com leite, o que lhe confere um sabor distinto que surpreenderá o palato dos mais reticentes!

Impressionado pelos ingredientes peculiares? Em Roma, sê romano, já dizia o ditado! 😉 Para a experiência romana ser completa, passe estes dias na Villa Baiera, a apenas seis quilómetros da estação de metro de Roma! Com um jardim encantador, perfeito para as brincadeiras dos mais pequenos, esta casa está à sua espera para um domingo de Páscoa diferente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *