Rally de Portugal: Descobrir o Norte em quatro rodas

Por esta altura, o Norte é o ponto de encontro de muitos amantes do desporto automóvel! Este ano o mítico Rally de Portugal acontece de 21 a 24 de Maio e representa o verdadeiro arranque do campeonato mundial. Ainda não reservou a sua casa para assistir ao vivo e a cores a todas as provas? Então aperte o cinto de segurança e faça uma volta de reconhecimento por algumas das casas Toprural nas imediações do Rally.

3, 2,1… GO!

A menos de oito quilómetros de Lousada, onde se realiza a única Super Especial deste ano, encontra o Solar Egas Moniz, uma casa com 120 anos de história que une tradição, conforto e modernidade num mesmo espaço. Se nem todos na família partilham da sua paixão pelas quatro rodas, não se preocupe! O solar insere-se na Rota do Românico, uma boa desculpa para explorar as nossas raízes. Além disso, a horta serve de mote para workshops de agricultura biológica, comida vegetariana e até compotas e broas caseiras!

collage_lousada

O Solar Egas Moniz é o melhor ponto de partida para assistir à Super Especial de Lousada

Outro dos encantos do Solar Egas Moniz é o belo jardim com piscina e redes, camas e muitas espreguiçadeiras para os que procuram uns dias de descanso total. Os mais pequenos não foram deixados de fora e existem espaços e atividades para eles também! Quer melhor maneira de carregar as baterias para a primeira etapa? 😉

Sempre a acelerar!

O segundo dia do Rally arranca bem cedo na mais antiga vila de Portugal, Ponte de Lima. Para desfrutar em pleno de todas as emoções e encontrar um bom lugar para assistir à prova classificativa, não dispense uma boa noite de sono e um pequeno-almoço reforçado.

A Casa do Justininho, a menos de um quilómetro da vila, é o lugar ideal para passar estes dias, bem perto dos percursos do Rally para não perder pitada. A luminosidade e os espaços amplos, recheados com o trabalho e as histórias do artista autodidata Justino Vaz Valente, que aqui viveu e dá nome à casa, serão uma agradável surpresa.

collage_ponte_de_lima

Assistir ao Rally de Portugal é um bom pretexto para uma escapadinha em família e com amigos. A Casa do Justininho, em Ponte de Lima, é uma excelente opção!

A casa decorada ao estilo rústico encanta pela simplicidade e espírito familiar tão típicos das casas portuguesas. Aproveite para desfrutar do jardim enquanto toma o pequeno-almoço antes de dar um pulo a Ponte de Lima e às restantes vilas e cidades que este ano acolhem as provas do Rally.

Um fim de semana “Super Especial”

Para além de ser um evento imperdível para os fãs dos motores, o Rally de Portugal é sempre um bom pretexto para rumar a Norte e desfrutar de um fim de semana diferente com a família ou amigos.

A Quinta do Ervedal dista pouco mais de sete quilómetros de Baião, o que a torna o lugar ideal para assentar arraiais e ver a primeira prova do terceiro dia de competição. Composta por três edifícios, a quinta estende-se até ao Rio Teixeira, um afluente do Douro, onde poderá mergulhar e refrescar-se nos seus açudes e piscinas naturais.

collage_baiao

Depois das emoções fortes do Rally, é tempo de descansar e refrescar-se na Quinta do Ervedal, em Baião.

O estilo arquitetónico da Quinta é verdadeiramente fascinante e a vieiras em pedra que a decoram são a memória dos tempos em que este era um local de apoio aos peregrinos que faziam o caminho português para Santiago. Estando tão perto do Douro, seria um pecado não aproveitar para ver a deslumbrante paisagem num passeio de barco.

Fafe: emoções em grande e o descanso merecido

Fafe tem um lugar muito especial no mapa e na história do Rally, por isso prepare-se para viver grandes emoções no último dia do evento! Apesar de ser mais curta este ano, a classificativa de Fafe promete ser ainda mais inesquecível, já que constitui o Power Stage da competição, que dá pontos extra aos três melhores classificados.

Se a manhã de domingo está reservada para os motores, deixe que a tranquilidade e o descanso tomem conta da sua tarde na Casa de Docim, a dois quilómetros de Fafe. Uma casa rural do século XVIII totalmente recuperada, charmosa e com uma decoração requintada, onde vai poder descansar e relembrar os melhores momentos do Rally na melhor companhia.

collage_fafe

Fafe é um lugar mítico na história do Rally de Portugal: depois de assistir às provas, recarregue baterias na Casa de Docim

Aqui há um pouco de tudo para recarregar baterias antes do regresso a casa: jardins, bosques, lagos, fontes e pomares que impregnam o ar com os doces cheiros da fruta da época. E o melhor? O pequeno-almoço caseiro está incluído!

 

Organize o seu próprio “rali” pelo Norte de Portugal e escolha as melhores casas rurais para descansar pelo caminho!

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *