Perto da Serra de San Jorge, no município dos Santos de Maimona, na província de Badajoz e apenas a 100 km da fronteira com Portugal, será quase inevitavelmente construida a Refinaria Balboa, iniciativa do Grupo Alfonso Gallardo. Este pretende ser o maior projecto industrial da história de Estremadura. Será a décima refinaria de petróleo em Espanha, e tem sido concebida para ser, pelo seu desenho e tecnologia, a nova referência do refino em Espanha.
Balboa será una refinaria de conversão total, na qual irão queimar-se apenas combustíveis gaseosos e não irá gerar resíduos.
Existem no entanto algumas desvantagens. A construção desta nova refinaria leva consigo umas implicações a nível ambiental muito altas não só para a região onde estará situada, mas também para aquelas zonas próximas a ela. É este o caso de Portugal e mais concretamente do Alentejo. Devido a isto, tem-se tratado ao longo deste ano a problemática relativa a dita construção, e o empresário José Roquette revelou que Portugal vai exigir em Bruxelas que o projecto cumpra “requisitos ambientais elevados” com a esperança de que o investimento fique assim mais alto e não se consiga realizar.
http://www.soitu.es/soitu/2008/05/19/info/1211211246_672259.html