Reserva Natural das Dunas de São Jacinto – Série Reservas Naturais

Declarada Reserva Natural em 1979, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é o destaque do artigo de hoje, dando continuação à nossa Série dedicada a Reservas Naturais.

Com 700 hectares e situada entre Ovar e São Jacinto, esta área de areais, bosques e lagoas está rodeada pelo Atlântico e pela Ria de Aveiro, estando integrada na respectiva Zona de Protecção Especial.

Dunas de São Jacinto (Rodry144, Wikimedia Commons)

As dunas são estruturas frágeis cuja protecção é essencial para a preservação da fauna e flora. No entanto, a zona era diferente antes do séc. XIX: as areias encontravam-se em constante movimento, o que dificultava a fixação de plantas. Na mesma altura, a abertura artificial do canal da Barra permitiu que a água do oceano encontrasse a dos rios, dando origem à Ria de Aveiro (a qual já mencionámos quando falámos de salinas de Portugal).

A Reserva divide-se em três zonas específicas:

  • Reserva Natural Integral: constituída pela zona de dunas estabilizadas e os pontos de nidificação das garças;
  • Reserva Natural Parcial: praticamente toda a área florestal;
  • Reserva do Recreio: zona de praia e de mata.

Dentro da variedade de fauna da Reserva, predominam as aves como o chapim-real, a gaivota-ar-gêntea, o guincho, o pato-marinho, e ainda anatídeos como o pato-real e a garça-branca. Em termos da flora, encontramos com mais frequência choupos, salgueiros, juncos e o pinheiro-bravo, responsável pela fixação das terras da Reserva Natural.

vários trilhos para fazer, e construídos de forma a não se interferir com vida selvagem local, sendo de destacar o passeio do Trilho de Descoberta da Natureza. É um lugar de visita obrigatório para qualquer um que goste de natureza e que esteja de passagem pelo distrito de Aveiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *