Rota “Dark Sky” no Alentejo

A região do Alentejo tomou a iniciativa e implementou pela primeira vez em Portugal uma atividade que é internacionalmente conhecida por “Dark Sky” (observação noturna do céu). A primeira reserva “Dark Sky” do país envolve seis concelhos do Alentejo que estão localizados nas margens da albufeira do Alqueva. Devido ao grande fluxo de viajantes que procuram esta atividade, certos monumentos deixaram de ter iluminação durante toda ou grande parte da noite albufeira do Alqueva justamente para proporcionar panoramas ideais para os eventos de “Dark Sky”.

Dark Sky

O céu do Alqueva apresenta-se com um escuro profundo revestido por um extenso manto de estrelas. A magnífica fusão destas estrelas com planetas brilhantes no meio de variadas constelações proporcionam fantásticos contrastes de luz. Esta área do sul de Portugal encontra-se protegida internacionalmente estando já certificada e registada como uma reserva oficial Dark Sky, ou “Starlight Tourism Destination”, que se estende por um espaço com cerca de 3000 quilómetros quadrados. Os municípios ao redor do grande lago do Alqueva – Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos – são lugares de preferência para a prática desta atividade reconhecida como um fenómeno da natureza.

A visibilidade obtida e a ausência de poluição junto ao lago do Alqueva permite uma observação nítida do céu criando assim uma fantástica atmosfera de tranquilidade. Aconselha-se o uso de binóculos ou até mesmo de um telescópio que podem ser fornecidos pelas empresas existentes que integram a rota Dark Sky e que têm toda uma gama de equipamento apropriado disponível para os viajantes. Os guias destas empresas estão também preparados para ensinarem meios adequados de observação que facilitam a identificação de estrelas.

Dark Sky Escócia

Podem-se encontrar ainda alguns monumentos megalíticos por esta região, tais como o Cromeleque do Xerez, na envolvência do Convento da Orada, ou as Antas que estão incluídas nos percursos que visam explorar e descobrir o rico património da região. Um local de grande interesse e de visita quase que obrigatória é a admirável aldeia amuralhada de Monsaraz onde as ruas e as casas são construídas com xisto.

A iluminação decorativa das igrejas e das muralhas de Monsaraz foi reduzida fazendo deste concelho uma das zonas do Alqueva com as melhores condições para a observação noturna do céu. Em Monsaraz destacam-se o Monte Alerta e o Monte Santa Catarina que se constituem como dois locais de excelência para visitar.

Chuva de Meteoritos

Podemos observar e admirar o centro da Via Láctea, a Ursa Maior e a Ursa Menor, a Cassiopeia e uma grande diversidade de outras constelações assim como as representações dos signos e figuras como o Cisne, a Águia e a Lira. Além da observação noturna do céu é possível encontrar outros programas que complementam a visita a esta região; passeios a cavalo, observação de aves, observação noturna da vida selvagem, provas de vinho, passeios de canoa, percursos pedestres para observação da fauna e flora e workshops de astrofotografia.

É indescritível a sensação que se obtém ao observar o céu durante a noite! Vamos apagar as luzes para acender as estrelas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *