Roteiro de Primavera em Aveiro

O distrito de Aveiro é, não só um grande pólo turístico nacional, mas um lugar com muita história, fauna e flora. A Ria de Aveiro, por exemplo, não só tem uma canção dedicada por Caetano Veloso (“Menina da Ria”), mas é um ecossistema natural cuja geografia dá-lhe as características necessárias para ser, de fato, um bom lugar para se visitar nesta primavera enquanto se descansa num alojamento rural em Aveiro.

Foto CC de Rosino

Já tínhamos feito um roteiro de Aveiro em 2008, mas hoje
acrescentamos mais algumas coisas. Embora existam muitos lugares para
visitar na área, iremos comentar os que consideramos mais
interessantes. Pelo menos, aqueles onde a natureza possui um fator determinante:

  • A Pateira de Fermentelos, que é a maior lagoa natural da Península Ibérica, é navegável e está ligada aos outros rios da área, como o Vouga, Águeda ou Cértima. Alguma da vida marinha visível na zona são a Enguia e a Carpa. Lugar ideal para ir à pesca e desfrutar da ótima paisagem da geografia aveirense.
  • Pela sua parte, os canais da cidade de Aveiro, não só dão uma característica única à cidade de Aveiro, a “veneza portuguesa”, mas antigamente jogavam um fator importantíssimo na economia do distrito, pois os canais permitiam armazenar nos seus cais o sal da safra, e permitiam o transporte dos peixes aos mercados.
  • Noutros lugares, como no Cais da Béstida, a paisagem é rica em biodiversidade: para os mais afortunados até será possível ver Lontras e Ginetas. E não é só o avistamento de animais é o motivo justificante de uma visita, mas um passeio num barco moliceiro nesta área é ideal para conhecer a ria de Aveiro de muito perto.
  • Um pouco mais além do Cais da Béstida, a vila da Torreira e a sua extensa praia são um bonito lugar para se passar a tarde a caminhar pelas altas dunas que protegem a praia. De fato, Torreira, Costa Nova e a Barra são tres boas opções para irem à praia perto de Aveiro.
  • Alem das praias,  para quando os dias da primavera começam a ficar quentes,  há muitas praias fluviais para afastar o calor, algumas das mais recomendadas são a “Quinta do Barco” pelo Vouga e a praia Fluvial de Burgães.

Se acham interessante algum (ou todos!) estes lugares, aqui fica o convite para procurarem alojamento rural em Aveiro. Existe alguma variedade e os preços ainda são os de temporada baixa-média, pelo que a recomendação é sair a desfrutar das maravilhas deste Distrito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *