Serras do distrito de Vila Real, Bragança e Aveiro – Série Serras de Portugal

A Serra da Santa Comba tem 1041 metros de altitude e está localizada no Alto Trás-os-Montes, envolvendo os concelhos de Valpaços e Mirandela. Em Valpaços encontra-se um dos mais belos miradouros de Trás-os-Montes, o Miradouro da Santa Comba. Esta região proporciona vistas fantásticas sobre as Serras Transmontanas, exibindo as belezas naturais do local com a sua fauna e flora e também, porque não dizê-lo, um deslumbrante pôr do sol.

A Serra de Santa Comba é muito visitada por quem gosta de aventura e desportos radicais, como o parapente e escalada, permitindo também que provas destas modalidades sejam aqui organizadas.

Alvão

Com 1283 metros de altitude, a Serra do Alvão está situada a Noroeste de Vila Real, no Parque Natural do Alvão. Na localidade é evidente a predominância de xistos e granitos que são separados por afloramentos de quartzitos. Na região da serra encontram-se quedas de água conhecidas como a Cascata de Fisgas do Ermelo, reconhecidas como uma das maiores da Europa.

A sua flora apresenta espécies carnívoras nos terrenos húmidos, tornando este local único pela raridade de tais espécies.

Larouco

A Serra do Larouco localizada no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, tem uma forma alongada que teria sido devido a um acontecimento morfológico que se extende até terras espanholas. Com uma vegetação própria e reconhecível em toda a sua extensão, a Serra do Larouco apresenta raros cursos de água, assim como também campos trabalhados através da vida agrícola local que está desde há muito ligada a esta região.

No local podem-se encontrar vários rios, rochas típicas da região e espécies da fauna e flora portuguesa. O Rio Cávado é bastante extenso e o seu percurso de 135km leva-nos até ao Oceano Atlântico. O Rio Salas é um rio internacional por nascer em Espanha, no concelho galego de Baltar, e o seu percurso inclui o território do Couto Misto e o antigo castelo da Piconha. O rio Salas desagua no Lima, ainda em Espanha, junto à povoação galega de Lobios.

As Serras localizadas no Distrito do Porto são de uma beleza indescritível pela fauna e flora que aqui se pode encontrar e os seus variados terrenos “acidentados” levam muitos aventureiros a lugares quase inexplorados, repletos de trilhos e outros locais ideais para passeios terrestres.

A Serra da Agrela atinge a altitude máxima de 532 metros no “Alto de São Jorge”. Nesta serra ocorrem muitas atividades sociais e desportivas, como as Caminhadas da Primavera pela Rota dos Moinhos, o Peddy PaPer Fotográfico, BTT, o Rally dos carrinhos de rolamentos, Torneios de Paintball, entre outras.

Nogueira

A Serra da Nogueira tem 1319 metros de altitude e situa-se no concelho de Bragança. Esta serra tem os seus cursos de água, rios e ribeiras como a sua particularidade de beleza natural. Aqui existe uma velha linha ferroviária desativada (Linha do Tua) com vários túneis ao longo do seu percurso, sendo o túnel do Arufe o maior. Fazendo parte do trajeto desta linha encontrará também o Túnel e a Ponte do Remisquedo. Pode-se avistar da serra o maior carvalhal de Portugal e um santuário mariano de invocação a Nossa Senhora da Serra.

Os seus rios são de grande beleza, completando a paisagem natural da região. O Rio Azibo tem no seu percurso a Barragem do Azibo que fica perto de Santa Combinha e vai desaguar no rio Sabor perto de Lagoa, no concelho de Macedo de Cavaleiros. O Rio Fervença, que desagua no rio Sabor a cerca de 480 metros de altitude, é de grande importância para muitas povoações da região pois a sua água é utilizada para regar as plantações que mantêm vivas as principais atividades locais; a agricultura e a pecuária.

A Serra do Arestal está repleta de trilhos e caminhos para diferentes lugares, onde os amantes de BTT e caminhadas poderão aproveitar um excelente dia de atividades. Situada no distrito de Aveiro, tem 830 metros de altura e uma margem voltada para o rio Vouga. Nesta região encontram-se vestígios megalíticos e uma paisagem montanhosa deslumbrante.

As atividades ao ar livre são contempladas por cascatas com um itinerário que demonstra a importância de preservar a Biodiversidade a partir das suas visitas.

Caramulo

A Serra do Caramulo com 1076.57 metros de altitude está situada no distrito de Aveiro e tem nas suas águas de qualidade a principal fonte de riqueza e de atração turística. Devido à tranquilidade serrana aqui encontrada, foram em tempos passados construídos sanatórios, construções estas que foram ao longo do tempo sendo transformadas em hotéis.

O seu panorama é montanhoso e tem origem granítica e xistosa, a sua fauna e flora são bastante exuberantes, assim como a sua água cristalina, e uma vasta vegetação está presente em toda a sua extensão. Na antiguidade foi povoada por romanos que deixaram vários vestígios que ainda hoje podem ser encontrados nos trilhos pedestres.

Os seus percursos oferecem espaços de grande beleza e visibilidade, que vão desde a magnífica vista do mar e da serra da Estrela, ao percurso que segue até às aldeias típicas locais e ao parque eólico. Quase secreto, revela paisagens onde os contrastes se misturam entre rios e mar ou montes e vales.

One thought on “Serras do distrito de Vila Real, Bragança e Aveiro – Série Serras de Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *