Solares de Portugal

Duma forma simples, poderiamos definir “solar” como “castelo, palácio ou herdade com casa apalaçada de família antiga e nobre”.

Os Solares de Portugal constituem um património erigido, legados de antigas famílias, incluindo Casas Antigas, Quintas e Herdades e Casas Rústicas. Estes símbolos da gloriosa história e cultura portuguesas permitem uma experiência única das vivências com um passado longínquo mas presente, e podemos encontrá-los em todo território português.

As Casas Antigas caracterizam-se pela sua arquitectura erudita, muitas delas remontam aos séculos XVII e XVIII. O mobiliário inclui muitas vezes excelentes obras de arte que marcam épocas e movimentos da história.

As Quintas e Herdades caracterizam-se pela existência de uma propriedade agrícola. O acolhimento pode apresentar uma componente marcadamente rural.

As Casas Rústicas caracterizam-se pelo valor etnográfico da sua arquitectura simples de pequenas dimensões, usando materiais e processos construtivos locais.
Temos por tanto, dentro dos Solares de Portugal, três tipos de alojamentos à escolha para disfrutar de uns dias de descanso.

Apresentamos aqui algumas sugestões de Solares que podemos encontrar em diferentes pontos do país:

Casa da Várzea

Casa do Terreiro do Poço

Casa de Sezim

Casa das Calhetas

Casa da Palmeirinha

Casa do Foral

Itziar Fernández

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *