Turismo de Inverno: casas rurais em zonas com neve

Após as festividades do Natal e Ano Novo, muitos portugueses viajam pelo país para rodear-se de neve. Uns para pura e simplesmente aproveitar e ver o fenómeno, outros para praticar desportos específicos, como por exemplo o ski.

Algumas das cidades mais frias do país, onde frequentemente se registam temperaturas negativas, são a CovilhãSeiaGuardaBragançaMontalegre e Castelo Branco. A nevada é um fenómeno mais característico de Trás-os-Montes e do interior (nomeadamente a Beira).

Sempre que se fala em neve no país, o primeiro lugar que vem à cabeça é a Serra da Estrela (na Torre as temperaturas podem chegar aos -20 ºC), cujo ponto mais elevado atinge os 1993 metros. É também o destino luso para a prática de desportos de Inverno, havendo praticamente 8 km de pistas de ski (9 pistas no total, a mais longa aproximadamente 1 km).

Há, no entanto, outras zonas de nevada em Portugal. Uma delas, e onde a neve cai também com abundância, é a Serra do Gerês. Aqui encontra-se um dos pontos mais altos do país, o Pico da Nevosa.

Se quisermos ver neve à altitude máxima dentro do território português, temos de viajar até à Ilha do Pico (Açores), onde se impõe a maior elevação de Portugal (a Ponta do Pico, com 2351 metros de altitude), que poderemos observá-la, a partir dos 1200 metros. Em relação ao outro arquipélago nacional, também na ilha da Madeira podemos encontrar neve, havendo nevadas nos três Picos: Ruivo, das Torres e do Arieiro.

E se nos esquecemos de algum lugar, ou se quiser partilhar a sua opinião sobre um dos sítios mencionados no artigo, deixe-nos um comentário!

Nota: não se esqueça, informe-se junto das autoridades competentes sobre a situação das estradas antes de viajar para uma zona de nevada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *