Turismo de Natureza

A Região do Douro é uma das regiões mais fascinantes de Portugal, onde encontramos um ar fresco e puro e uma fauna e flora rica em variedades. A paisagem torna-se um local único para os amantes dos desportos que procuram um pouco de aventura e lazer em atividades terrestres, tais como andar de bicicleta, caminhadas ao ar livre ou simplesmente descobrir partes inexploradas da região entre falésias e precipícios, veredas e recantos. A região do Douro é o cenário perfeito para os amantes da natureza, atraindo todos os que buscam paz e tranquilidade mas também os mais aventureiros, que procuram atividades mais radicais como o rapel ou escalada.

1378912795

Na Primavera e no Verão com a mudança climática, a Região oferece uma visão incomparável de seus verdes e o fresco de sua água, proporcionando momentos mais calmos e livre na natureza circundante. Os meses de clima húmido transformam-se nos preferidos dos aventureiros pois os seus percursos, no meio de tanto frio e de chuva, são os mais desafiadores.

TURISMO DE NATUREZA – ÁGUA

1378733145

Os rios desta região permitem a prática de diversos desportos aquáticos onde encontram-se condições únicas que atraem os amantes de pesca desportiva, vela, remo, canoagem e muitos outros onde os percursos aqui encontrados proporcionam agradáveis surpresas.

Rio Balsemão – Em toda a sua extensão, o Rio Balsemão apresenta nas suas margens velhos moinhos que embelezam o percurso desde a sua nascente. Em época de baixa do rio a única modalidade possível de praticar é o canyonning, devido a ser uma modalidade de moderada segurança.

Rio Bestança – É conhecido pela sua agressividade, onde precaução é aconselhada e onde apenas os mais experientes podem enfrentá-lo. As águas bravas permitem que aos adeptos de canoagem e de canyonning encontrem aqui um paraíso para prática destas modalidades.

Rio Paiva – Uma pequena extensão do rio Paiva está inserida na região, sendo a canoagem a atividade desportiva sugerida para os meses de novembro a maio.

Rio Távora – Rio de águas calmas e claras que proporciona uma paisagem de uma beleza natural sem igual, onde se sente o aroma único do Douro e onde se fazem os mais belos passeios de vela, remo e canoagem. Durante todo o ano, aqui encontrará um dos mais belos panoramas desta região.

Rio Varosa – Conhecido pelo seu cenário paradisíaco, vários locais de interesse fazem parte das margens do rio Varosa, tais como pontes romanas, moinhos e casas rústicas que, rodeados pela flora selvagem local, apresentam-se como uma combinação deslumbrante da influência humana sobre o meio natural. No inverno pode aqui encontrar quedas de água devido ao clima, que faz com que as águas se intensifiquem.

Além das práticas de canoagem e hidrospeed, o lugar é perfeito para a atividade do Raftin devido à velocidade e força das águas, e no Verão quando se encontram mais calmas, é o canyonning que preenche esta região.

TURISMO DE NATUREZA – AR

1378733112

A Serra de Santa Helena, em Tarouca, tem uma visão panorâmica e torna-se o local ideal para quem gosta de estar nas alturas como o desporto do parapente, que faz com que os praticantes possam apreciar a paisagem deslumbrante da região do alto. Para os amantes das caminhadas, a região também proporciona vistas fantásticas onde se descobrem detalhes surpreendentes inerentes às montanhas.

Para os menos experientes, a Cordilheira da Serra de Montemuro em Resende é o ideal para o início das práticas.

TURISMO DE NATUREZA – TERRA

1378733170

Para os amantes de desportos terrestres, a região do Douro Sul tem um terreno propício para práticas de BTT e caminhadas, expondo trilhos cheios de surpresas onde se encontram novos lugares a descobrir. Com caminhos inexplorados e lugares agrestes marcados pela mudança climática, na região encontrará belas paisagens que propõem atividades de escalada e rappel com visões inesquecíveis do local.

As vias de escalada da região são todas equipadas com tops e preparadas para abrir.

Vias como Armamar em S. Domingos, Cinfães no Parque de Valverde, Lamego junto à Barragem do Varosa, Moimenta da Beira junto à Barragem do Vilar, Penedono Serra do Sirigo, Resende no Penedo de S. João.  S. João da Pesqueira em S. Salvador do Mundo, que é um dos mais belos miradouros de toda a região. Através dele avista-se um espetacular panorama da extensão do rio Douro, o imponente Cachão da Valeira e uma vastidão de terras e montes circundantes.

Sernancelhe em S. João do Deserto, Tabuaço no Parque de Fradinho, Tarouca na Serra de Santa Helena, Monte de S. Domingos, Parque de Valverde e Barragem do Varosa, para chegar até a vias é necessário esperar pelo Verão devido ser a época mais segura.

Barragem do Vilar, passando por esta aldeia em direcção à povoação da Faia, encontra a Pedreira da Barragem de Vilar, onde se encontram as vias equipadas para a escalada. Serra do Sirigo, entre na vila e siga para a aldeia de Antas. Penedo de S. João, S. Salvador do Mundo, S. João do Deserto, Parque do Fradinho e Serra de Santa Helena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *