Turismo de Saúde – Termas de Portugal

O Turismo de Saúde e bem-estar não se limita apenas à exploração das propriedades de águas minerais com finalidade terapêutica ou à talassoterapia. Esta vertente do Turismo abrange um vasto número de espaços diversificados, tais como spas que utilizam água mineral, termal ou do mar, ou spas que simplesmente usam a água corrente fria ou aquecida combinada com diversos tipos de óleos, algas, lamas e sais minerais. Os turistas procuram também atividades lúdicas e de introspeção para efeitos de saúde, bem-estar e beleza, onde o conceito deste Turismo vai-se associando cada vez mais ao recurso de medicinas alternativas.

O Turismo de Saúde é de facto um produto inovador para um segmento de mercado com grande potencial de crescimento. Reconhecido como estratégico na atração de viajantes, a diversidade e qualidade dos espaços de águas minerais-naturais em Portugal proporcionam investimentos na requalificação e modernização de balneários termais, unidades hoteleiras, restauração e o comércio em geral. A criação de unidades de talassoterapia de vanguarda tem também atuado como um elemento de desenvolvimento das ofertas turísticas.

Termas de Portugal

Termas de Portugal

Os estabelecimentos termais no nosso país têm tido um papel importante nos recentes investimentos efetuados no turismo. Os projetos são inovadores e as unidades e serviços dos espaços termais estão a ser adaptados às necessidades da população atual, desde turistas nacionais como aos oriundos de outros países. O envelhecimento da população nas sociedades ocidentais tem provocado uma maior procura deste serviço pois a preocupação em cuidados de saúde de prevenção, tratamento e reabilitação tem vindo a crescer.

As Termas de Monção, localizadas no Parque das Caldas com vista para o rio Minho, são indicadas para a prevenção e tratamento de doenças do aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. Já as Termas do Gerês estão localizadas na freguesia de Vilar da Veiga no concelho de Terras de Bouro e são indicadas para os termalistas com doenças dos aparelhos circulatório e digestivo e doenças metabólico-endócrinas. As Termas das Caldas da Saúde situam-se na freguesia de Areias em Santo Tirso e têm uma água sulfúrea a uma temperatura de 36º. Estas termas são indicadas para as doenças das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas. As Termas das Caldas de Chaves brotam das entranhas do vale, são de origem vulcânica e atravessam diversas camadas magmáticas situadas na região do Alto Trás-os-Montes. Pode relaxar nestas águas termais que são indicadas para a prevenção e tratamento de doenças do aparelho digestivo, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Termas de Curia

As Termas da Curia, localizadas na freguesia de Tamengos no concelho da Anadia, são de natureza sulfatada cálcica e magnesiana. Estas termas são bastante famosas pois são indicadas para o tratamento de várias doenças; metabólico-endócrinas (gota), cálculos renais e infeções urinárias, hipertensão arterial, doenças reumáticas e musculo-esqueléticas. É uma das mais antigas estâncias termais de Portugal, sendo conhecida desde o tempo da ocupação romana mas que por muito tempo não foi utilizada. As Termas de Monfortinho situam-se na orla da serra de Penha Garcia e têm como referência a cura de males articulares, problemas de pele, doenças do sistema digestivo e hepático e também problemas no sistema reprodutor feminino. As Termas do Cró situam-se na freguesia da Rapoula do Côa no Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda, e as suas águas medicinais poderão ter sido usadas desde a época da ocupação romana pois foram encontrados na região alguns indícios do período romano (cerâmicas de construção e moedas). As águas são mineralizadas com uma reação muito alcalina, ajudando nas perturbações músculo-esqueléticas e reumáticas, aparelho respiratório e patologias dermatológicas.

Termas da Curia

As estâncias termais são mais do que lugares para idosos, estão preparadas para receber termalistas de todas as idades que pretendam prevenir e também tratar certas doenças crónicas. Em Portugal existem dezenas de estâncias termais assim como outros subprodutos que de certa forma estão relacionados com o Turismo de Saúde; Talassoterapia, SPAs, Health & Wellness Resorts e Residências Assistidas, todos funcionando com o devido apoio médico e cuidados de saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *