Turismo Gastronómico – Produtos Portugueses

Os Produtos Portugueses têm obtido recentemente grande destaque em outros países, desde a sua introdução em cadeias de supermercados até à sua disponibilidade em várias lojas online. Os produtos são diversificados e facilmente reconhecidos em qualquer parte do mundo, principalmente pelos amantes da culinária pois temos fantásticos pratos nacionais que, segundo alguns dos melhores chefes de cozinha, estão no topo da cozinha internacional. Mas também é uma marca forte em calçado, certas peças de joalharia, bebidas e até na moda feminina. No final do ano de 2012 foi lançado um projeto de exportação que obteve um valor de negociação ascendente aos 500 mil euros.

Vinho

O vinho português é um dos mais requisitados em restaurantes e mesas de família, e tendo uma impressionante variedade assume-se como um dos maiores orgulhos de Portugal. Os vinhos com alto teor alcoólico, porém de sabor doce, incluem os famosos vinhos do Porto, da Madeira, de Carcavelos e o moscatel de Setúbal, entre outros. Em algumas variedades de vinho, como os “avafados”, o mosto não chaga a fermentação por ser diluído em aguardente. As regiões mais famosas por produzirem vinhos de qualidade são o Alentejo e o Douro, apesar de que outras regiões como o Dão, Terras do Sado, Bairrada e Bucelos também merecem tamanha consideração. No Minho deparamo-nos com o vinho verde branco, este bebe-se fresco e vale salientar que não é de maneira alguma uma variante de vinho branco. Nesta região também é bastante comum a produção de vinho verde rosé.

mel

O Mel varia de região para região e a sua qualidade depende da flora local, assim como as suas características dependem da sua origem. Muitas marcas de mel são reconhecidas em Portugal; Rosmaninho, Multiflora, Eucalipto, entre outras. Colhido em zonas isentas de poluição, o Mel de Rosmaninho é encontrado na região do município de Portel e este produto tem sido um dos mais exportados para o Japão onde o seu aroma e sabor têm surpreendido pela sua elevada concentração de frutose. O mel de Rosmaninho é um adoçante natural que previne doenças degenerativas.

Queijo

Os queijos sempre estiveram presentes nos bons pratos portugueses, alguns até mesmo confecionados artesanalmente nas rouparias do País. Os seus sabores têm sido preservados por serem únicos e, apesar do passar dos anos, os segredos vão passando de geração em geração. Uns dos queijos mais procurados são os de leite de ovelha que têm um gosto amanteigado e são os preferidos dos consumidores. Nas zonas serranas, como por exemplo na Serra da Estrela, localizam-se os maiores produtores destes queijos, mas sendo alguns de escassa quantidade a sua divulgação torna-se por vezes difícil.

Um dos primeiros produtos a ser exportado por Portugal foi o azeite. Só em Portugal são consumidas anualmente 78 mil toneladas de azeite e exportam-se 58 mil. De influência mediterrânica, o azeite português é um dos produtos mais importantes na gastronomia nacional, juntamente com o vinagre. Nas regiões do Centro em direção ao Sul é mais comum encontrar a galega, um azeite suave e doce, pouco amargo e pouco picante. Os azeites do Porto e Norte são de características únicas e os do Alentejo são uma raridade quando se fala de sabor. Os azeites da zona de Lisboa são de grande excelência graças ao solo calcário e clima mediterrânico da região. Estas zonas merecem também destaque por serem denominadas de origem Protegida.

Portugal é de facto rico em variedade e dono de uma extensa lista de Produtos voltados para a gastronomia. No entanto, é também bastante conhecido por muitos artigos típicos e únicos que aqui são produzidos. O Artgraf Notebook existe há mais de um século, é uma espécie de cavalete portátil que os artistas podem usar em qualquer lugar quando estão à procura da sua “inspiração”. O Pião Tradicional de Barcelos é artesanal e até hoje traz diversão a muita gente por esse mundo fora. Os sabonetes Claus Porto são de bom gosto, qualidade e puro luxo e a Almofada Caroço de Cereja, que permite uma sessão de relaxamento, é um artefacto extremamente prático.

Licor

Outro produto bastante famoso internacionalmente é o nosso Licor Beirão, criado no século XIX tem uma invejável receita que se encontra nos segredos dos deuses. A Quinta do Meiral, na Lousã, é onde estão sediadas as atuais gerações do fundador que dão continuidade ao fabrico de qualidade deste produto. Ao ser preparado de uma certa forma rústica e natural, confere-lhe um sabor e aroma únicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *