Viagem no tempo: 12 Feiras Medievais em Portugal

Portugal está repleto de eventos culturais interessantes no Verão e desta vez aproximámos a nossa lupa de fantásticas celebrações históricas: as feiras medievais! Se não sabe o que é uma feira medieval, vamos explicar de seguida. Se não conhece nenhuma, vamos dar-lhe sugestões. E se nunca lhe interessou visitar uma, esperamos mesmo que mude de ideias no final deste artigo! Todos os anos e por todos os distritos do país, as populações juntam-se nestes festivais para celebrar a música, gastronomia, artes e demais tradições de outros séculos. Basicamente o principal objectivo, além do lúdico, é tentar recriar ao máximo o ambiente histórico de uma feira de época medieval portuguesa. E se visitarmos uma feira medieval, não há melhor lugar onde pernoitar do que um alojamento rural. Assim sendo, fomos do Minho ao Algarve para lhe sugerir 12 feiras e mercados medievais de Portugal a não perder em 2013: É frequente ver personagens da época (isto é, actores vestidos a rigor) a passear por cenários que são autênticas reconstituições, dançando ao som de ritmos seculares, cozinheiras a preparar o almoço à moda medieval… e não se espante se tiver de comer com as mãos! No Norte do país há pelo menos dois festivais importantes:

Nestas feiras é também frequente que se exponham e comercializem mercadorias tais como alimentos/especiarias, vestuário e artesanato, por exemplo. Assim, a zona do Centro (incluindo Lisboa e Vale do Tejo) também está repleta de festivais medievais importantes a não perder:

Duelostrovadores afinados ou verdadeiros mini-festivais de gastronomia tradicional são também eventos habituais. E o seu plano for viajar mais para sul, até ao Alentejo ou Algarve, marcámos quatro feiras medievais:

Se está a (ou quer) planear uma viagem diferente este ano, aproveite a nossa sugestão e visite uma ou mais destas feiras medievais. E, como é habitual, tem sempre a nossa secção de comentários abaixo para partilhar a sua experiência e/ou recomendar outros festivais medievais lusos!

4 thoughts on “Viagem no tempo: 12 Feiras Medievais em Portugal

  1. Viagens e Locais

    Até hoje nunca fui a uma feira mediaval, mas este artigo faz um belo resumo daquilo que se trata.

  2. anabela jesus

    Boa noite,não sei se me vão poder ajudar, mas vou tentar! eu fui a Elvas ao festival medieval e encontrei coisas espectaculares nos artesãos que lá se encontravam, artigos em pele,dos quais comprei alguns(malas, chinelos, etc.) que tenho amigas minhas interessadas, fui a Óbidos e não encontrei quase nenhum daqueles mouros artesãos, como poderei ter o contacto destas pessoas? vocês podem me ajudar. obrigada.

  3. joao pinheiro

    Vimos por este meio dar a conhecer a nossa loja e estaremos ao vosso dispor,obrigado

    Atentamente:
    João Pinheiro

    https://lojareidasespadas.com/pt/

    REI DAS ESPADAS – LOJA ONLINE

    Dispomos de vários tipos de espadas de filmes, jogos e series manga, soft combat, árabes, templarias, maçónicas, fantásticas, viking, katanas profissionais, decorativas, adagas, punhais, machados, replicas de armas, suportes, panóplias e muito mais, todo o material é fabricado por especialistas em aço inox de qualidade, a melhor opção Qualidade/Preço que ira encontrar e contamos com vários artigos decorativos exclusivos. Veja e Aprecie!

    Uma opção de requinte e bom gosto. As melhores e as mais belas espadas e katanas do mundo.

    Fornecemos itens e acessorios vários para filmes e produções de televisão, grupos de teatro, grupos de recreações históricas, medievais, lojas templarias, lojas maçónicas, coleccionadores, museus, escolas de artes marciais, segurança, academias militares e pessoas singulares. Fabricamos também

    Espadas Personalizadas – Peça orçamento grátis!

    Não encontrou o que procurava? faça o seu pedido directamente por email. Use o nosso Chat para qualquer duvida.

    Preços especiais para grandes quantidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *