Visite o Parque Natural de Montesinho

Mais uma sugestão de visita da Toprural, neste caso a Trás-os-Montes, numa região que faz já fronteira com a vizinha Espanha. Falamos do Parque Natural de Montesinho.

Parque Natural de Montesinho | Foto de Manuel Anastácio

Situado no nordeste transmontano, o Parque expande-se por cerca de 75 mil hectares, sendo constituído por vales e serras, onde se destacam a Serra de Montesinho, a norte de Bragança; e a Serra da Coroa a norte de Vinhais. Característico do parque são também os seus rios como o Sabor, Maçãs, Baceiro, Mente, Rabaçal e Tuela.

No Inverno é a neve que impera na região, por isso tenha isso em atenção quando visitar o Parque, protegendo-se do frio e tomando as medidas necessárias se levar a sua viatura. Para calcular melhor a viagem, fique a conhecer algumas das distâncias a partir de algumas cidades portuguesas e espanholas, sempre com o destino marcado para Bragança. Assim, desde Lisboa são 506 km; do Porto são 255 km; de Faro, 724 km; de Valladolid, em Espanha, uns 204 km; desde Vigo são 280 km; e de Madrir 357 km.

No que diz respeito à flora, pode encontrar no Parque  aqui algumas espécies raras em Portugal, como a arméria, a vulnerária e a gramínea. Isto em pequenos portes, porque nos grandes pode encontrar bastantes bosques autóctones de carvalhais sardoais.

Já na fauna, o Parque Natural é habitado por importantes espécies, e com necessidades de protecção, como o lobo-ibérico, a corça ou o veado. São também usuais cerca de cento e sessenta espécies de aves, com “raridades” como a águia-real e a cegonha-negra.

Aqui sente a natureza transmontana no seu auge. Para a ver, de perto, e ainda melhor, veja as sugestões de visita sugeridas pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

One thought on “Visite o Parque Natural de Montesinho

  1. Paulo

    Bacana o parque!!! è um otimo passeio para quem quer aproveitar a natureza e renovar suas energias!! Quando vor viajar
    procure também fazer um passeio com a natureza renova as energias!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *