Visite o Parque Natural do Tejo Internacional

Propomos, desta vez, a visita a um dos nossos parques naturais, neste caso  o Parque Natural do Tejo Internacional. Esta é mais uma sugestão da Toprural no âmbito deste que é o Ano Internacional das Florestas.

Azinheira, uma das espécies mais frequente no Parque | Foto de Fritz Geller-Grimm
Situado na zona Este do território português, abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, faz fronteira com Espanha, sendo que no outro lado encontra o Parque Natural Tajo Internacional. Ocupa uma área de mais de 26 mil hectares e como o nome deixa adivinhar, é dominado pelo rio Tejo em toda a sua extensão.

No que diz respeito às espécies de fauna presentes, destaque para os azinheiras, sobreiros e carvalhos em algumas zonas junto ao rio. Já no que respeitante às espécies animais, destaque para o facto de este ser um dos raros locais onde ainda é possível observar cegonhas-negras. Por aqui são usuais espécies como a águia-de-Bonelli, águia-real e abutre-do-Egito, sendo esta uma importante zona de nidificação. Já no campo dos mamíferos, o destaque vai para a lontra-europeia e o veado-vermelho.

Zona onde imperam as paisagens de cortar  a respiração, quase que isso bastava para aconselhar a visitar. Ainda assim, se quiser descobrir um pouco mais, como os dólmens que existem na região, pode sempre considerar os percursos aconselhados pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Boa viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *