As 12 Aldeias Históricas de Portugal

As aldeias históricas conservam as velhas tradições de Portugal e revelam evidências das consecutivas conquistas territoriais à medida que se foi formando o país que hoje conhecemos. Estas aldeias possuem na sua maioria construções de granito e xisto e estão inseridas em regiões de paisagens deslumbrantes com um património histórico sem igual. O percurso que atravessa as aldeias históricas inclui zonas em três áreas naturais protegidas; o Parque Natural da Serra da Estrela, o Parque Natural do Douro Internacional e a Reserva Natural da Serra da Malcata, proporcionando assim uma diversidade de paisagens e vistas panorâmicas.

Muitos foram os povos que as tentaram conquistar e muitos foram os que conseguiram tomá-las e por isso cada uma tem a sua própria história ou até uma lenda para contar. Hoje em dia todas mantêm nas suas pedras a autenticidade do povo português e o orgulho de uma História com 900 anos. As Aldeias Históricas são doze no total e estão localizadas por entre 52 povoações em 17 concelhos da Beira Interior num espaço total de aproximadamente 540 km.

Sortelha

A aldeia de Piódão é conhecida pela sua beleza única que encanta os muitos viajantes que a visitam. Estende-se pela encosta da Serra do Açor sendo necessário percorrer um longo percurso pedestre que atravessa as ruas estreitas entre as suas casas de xisto. Em Linhares da Beira, na Serra da Estrela, destaca-se a arquitetura serrana típica que revela as tradições e a rica história local. Deparamo-nos com um castelo erguido num planalto, uma igreja matriz de origem românica que guarda tábuas atribuídas a Grão Vasco e o centro histórico de Trancoso que está rodeado por muralhas medievais e integra uma Judiaria onde se encontram símbolos hebraicos gravados nas pedras das casas.

Marialva foi uma importante praça militar na Idade Média e por isso possui um castelo que guarda histórias e igrejas que surpreendem pela subtileza dos detalhes. Castelo Rodrigo conserva as ruínas de uma fortaleza que evidencia marcas de batalhas e guerras aqui travadas.  As muralhas da vila de Almeida formam uma estrela de doze pontas e foram construídas no século XVII como uma defesa estratégica na defesa da fronteira, sendo o burgo medieval transformado numa praça-forte. O Castelo Mendo é outra povoação fortificada que preservou os seus traços históricos mais marcantes.

Marialva

De Belmonte partiu Pedro Álvares Cabral que em 1500 descobriu o Brasil. Esta aldeia acolheu muitos dos judeus expulsos de Castela pelos reis católicos nos séculos XV e XVI e ainda hoje mantém-se aqui uma comunidade ativa que frequenta a sinagoga. A 760 metros de altitude, Sortelha está situada sobre um terreno de rochedos escarpados que envolvem a aldeia formando um anel. É um lugar com história e da torre do seu castelo obtêm-se vistas panorâmicas de cortar a respiração.

Na aldeia de Castelo Novo existem fantásticos exemplos de casas senhoriais, sendo de destacar a Casa da Câmara, a Cadeia e o Chafariz de D. João V com uma construção de estilo barroco. Idanha-a-Velha guarda as ruínas de uma outrora magnífica catedral visigótica. Monsanto, que já foi considerada a aldeia “mais portuguesa” de Portugal devido à sua arquitetura peculiar e acima de tudo ao saber receber das suas gentes, tem um galardão que é recordado pelo galo de prata no cimo da Torre de Lucano.

Monsanto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *