Aventura, diversão e aprendizagem: 5 parques temáticos em Portugal

Sejam para crianças ou adultos, os parques temáticos sempre assumiram um papel importante na cultura portuguesa: seja para um contacto mais directo com o património natural do país, com a vida rural ou até para reviver momentos importantes da nossa História, estes são espaços dedicados à elevação do conhecimento.

Vamos assim sugerir 5 parques temáticos de Portugal que não pode perder, sobretudo se planeia uma viagem em família. E para consolidar a experiência, incluimos links para alojamentos rurais nas zonas respectivas:

Portugal dos PequenitosCoimbra
Um clássico nacional inaugurado em 1940, é dirigido particularmente às crianças. É toda uma “cidade em miniatura” que homenageia a cultura e tradição da História de Portugal, onde podemos observar réplicas a uma escala bastante menor de monumentos nacionais, estilos arquitectónicos, casas regionais e os arquipélagos. A não perder! Veja aqui alojamentos rurais em Coimbra.

Aldeia da TerraArraiolos, Évora
Um projecto fascinante em constante evolução, a Aldeia está toda feita em barro. São 3000 m² de milhares de esculturas em terracota no exterior. Cada dia nascem peças novas, seja uma casa ou novos “habitantes” da aldeia. O melhor disto é que se pode assistir a esta criação, e as crianças poderão ainda participar na mesma (e levar para casa as suas criações!). Se tem planos para explorar Arraiolos e periferia, não perca este lugar!

Monte SelvagemMontemor-o-Novo, Évora
Situado num típico cenário alentejano, entre sobreiros e azinheiras, o Monte Selvagem visa fomentar a sensibilidade e o respeito pelo meio ambiente. Tanto fauna como flora assumem posições importantes nas actividades do espaço. Em relação aos animais, o parque é uma verdadeira maternidade que conta com zebras, iaques, pavões, patos, um macaco do Japão, entre outros. Veja casas rurais em Montemor-o-Novo.

Geopark NaturtejoCastelo Branco
Este parque natural abrange mais de 4600 km² de natureza, estendendo-se através de vários concelhos. A Geologia é o elemento de ligação entre as várias zonas do parque, assumindo o foco central do projecto de preservação do espaço. Seja sozinho ou em família, é um retiro importantíssimo no âmbito do turismo natural europeu, com cenários deslumbrantes. Procure na Toprural por casas rurais em Castelo Branco.

Atoleiros 1384Fronteira, Portalegre
Dedicado a um evento crucial da História de Portugal (a batalha foi a primeira grande operação militar de Nuno Álvares Pereira), o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros é um lugar único no país: não é um museu comum: é um espaço cenografado, onde assistimos a uma demonstração da História ao vivo. Único em Portugal, sobretudo para os apaixonados pela História. Veja alojamentos rurais perto de Fronteira.

Estes são alguns dos mais importantes parques e espaços temáticos em Portugal. Que outros conhece? Aguardamos as vossas recomendações!

One thought on “Aventura, diversão e aprendizagem: 5 parques temáticos em Portugal

  1. Claúdia Martins

    Olá! Experimentei, há uns tempos, com um grupo de amigos, a descida fantisticable do Pena Aventura Park e posso dizer que é mesmo como o nome diz: Fantasticable 🙂 Mesmo o que estavamos a precisar porque as nossas profissões são muito exigentes e cheias de deadlines. Aconselho vivamente a quem precisar de uns bons momentos de adrenalina e liberdade . Ah, e muito importante: sempre rodeados de natureza. Está situado em Ribeira de Pena, Vila Real e o passeio até lá também vale a pena. Deixo aqui a sugestão:

    https://parques-e-diversoes.com/ofertas/17-actividades-com-muita-emocao-e-aventura-em-vila-real

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *