Destinos rurais: os berços de 5 personagens célebres de Portugal

Estávamos a recapitular os vários concursos Toprural que já fizemos e recordámos um deles que tinha a ver com celebridades portuguesas. Isto fez-nos pensar: “que personagens históricas conhecidas terão nascido no mundo rural?

Foi assim que decidimos ir à procura de 5 zonas rurais que tenham visto nascer personagens famosas da História contemporânea nacional. Estas terras são o berço de figuras ligadas às artes e símbolos de perseverança, coragem e indiscutível talento. Um passeio rural baseado nas origens geográficas destes nomes incontornáveis poderá ser uma experiência interessante. Comecemos!

José Saramago (foto: Elisa Cabot, Flickr)
José Saramago (16/11/1922 – 18/06/2010)
O carismático e controverso escritor português (entre outras ocupações como argumentista, ensaísta, poeta e jornalista) nasceu na aldeia de Azinhaga (Golegã, Santarém). Recebeu em 1995 o Prémio Camões (o maior prémio literário da língua portuguesa) e, 3 anos mais tarde, o Prémio Nobel da Literatura. Foi o principal difusor da prosa em português a nível internacional, e vários livros seus foram até adaptados ao cinema (como “Ensaio sobre a Cegueira“). O seu funeral (faleceu vítima de leucemia crónica), em Lisboa, teve honras de Estado.


Amadeo de Souza-Cardoso (14/11/1887 – 25/10/1918)
Pintor importantíssimo nascido em Manhufe (freguesia de Mancelos), no concelho de Amarante. Figura incontornável da arte portuguesa, pertenceu à primeira corrente do Modernismo luso. Viveu 8 anos em Paris (partiu com 19), tornando-se amigo de artistas como Modigliani e conhecendo figuras como Picasso, Gaudi, Chagall, entre muitos outros. Expôs ainda em Londres e nos Estados Unidos. Faleceu jovem (com 30 anos), vítima da gripe pneumónica de 1918.

Sacadura Cabral (foto de autor desconhecido)
Sacadura Cabral (23/05/1881 – 15/11/1924)
Artur de Sacadura Freire Cabral, destemido aviador e oficial da Marinha Portuguesa que, juntamente com Gago Coutinho, realizou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul em 1922, nasceu em Celorico da Beira (Guarda). Serviu na Primeira Grande Guerra e, além de significativas contribuições científicas no campo da aeronáutica, foi um piloto que se distinguiu mundialmente pela sua coragem e inteligência. Faleceu em 1924 num voo de Amsterdão para Lisboa, despenhando-se no Mar do Norte.

Florbela Espanca (foto de autor desconhecido)
Florbela Espanca (08/12/1894 – 08/12/1930)
Flor Bela de Alma da Conceição Espanca nasceu em Vila Viçosa (Évora) e é considerada uma das maiores poetisas nacionais. Viveu 36 anos intensos, e transformou os mais angustiantes sofrimentos pessoais numa obra singular (não apenas poética, tendo também publicado prosa, como por exemplo “As Máscaras do Destino“). Tragicamente, após várias tentativas de suicídio e o diagnóstico de um edema pulmonar, Florbela faleceu por ingestão de barbitúricos, em 1930.


António Variações
 (03/12/1944 – 13/06/1984)
Nascido em Lugar de Pilar (Amares, Braga), tornou-se uma das figuras mais importantes da música pop nacional. Fez serviço militar em Angola e mais tarde passou por Londres e Amsterdão, onde aprendeu a profissão de barbeiro. No final dos anos 70 assinou com a Valentim de Carvalho, dando início a gravações de pouco mas influente material (como “O corpo é que paga“). Caracterizado pela excentricidade visual (pelo menos para a época) e uma lírica única, rapidamente se converteu num sucesso. Viria, no entanto, a falecer em 1984, vítima de uma broncopneumonia.

São os nossos ilustres destas terras que até hoje os recordam: uns mais controversos do que outros, qualquer um destes cinco nomes é sem dúvida um ilustre influente de toda uma forma de pensar e agir do Portugal moderno.

Se conhece outras figuras célebres da História de Portugal contemporânea que tenham nascido em ambiente rural, partilhe nos comentários abaixo!

One thought on “Destinos rurais: os berços de 5 personagens célebres de Portugal

  1. Melba

    This is the perfect web site for anyone who realkly wants to find out about this
    topic. You realize a whole lot its almost tough to ardgue with you (not
    that I really will need to…HaHa). You definitely put a brand new spin oon a subject that has been written about for a long time.

    Great stuff, just excellent!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *