Presentes ecológicos neste Natal

Oferecer presentes é o grande propósito da ocasião festiva do Natal, mais importante até que os receber. E se o puder fazer tendo em conta o meio ambiente, ainda melhor. Conheça algumas sugestões Toprural de presentes ecológicos.

As pinhas dão um óptimo centro de mesa | Petr Kratochvil

Kit “ervas aromáticas” – ofereça um kit composto por pequenos vasos, terra, fertilizante e sementes de ervas aromáticas. Assim, oferece a possibilidade de cultivar ervas como manjericão, hortelã, salsa, coentros, tomilho e muitas mais. Pode encontrar todos estes materiais num vulgar hipermercado ou, por exemplo, se quiser um conselho mais apropriado pode ir à loja do Cantinho das Aromáticas.

Centros de mesa – recolha, num parque junto de si que tenha árvores, elementos como pinhas, folhas, ramos, e outros materiais naturais e elabore, com a ajuda de um cesto de verga baixo, por exemplo, um belo centro de mesa. Quem sabe, poderá utilizá-lo no dia de Natal.

Tecidos ‘renovados’ – aproveite tecidos de outras peças de roupa e “invente” presentes como carteiras, malas, gorros… enfim, o limite é a sua imaginação.

Fantoches  de meias –  é um clássico: fantoches feitos com meias. Com uma bola de ping-pong cortada ao meio consegue fazer os olhos. Depois, com outros tecidos, pode fazer o cabelo, língua, roupa, etc. Ou seja, tudo aquilo que tornará o seu boneco um verdadeiro personagem de um teatro de fantoches.

Bicicletas – haverá meio de transporte mais ecológico? Se conseguir encontrar bicicletas em segunda mão, ainda melhor. Irá estar assim a aproveitar um material e a prolongar o tempo de vida. Se optar por esta hipótese, pode sempre procurar nos sites como o Custo Justo ou o Olx.

Apadrinhar animais – pode contribuir para o melhoramento de vida de animais, ajudando assim a preservar a Natureza como ela é. Pode optar por uma de duas hipóteses: apadrinhar um animal no Jardim Zoológico, ou apadrinhar um animal selvagem, como referíamos num post anterior.

Kit de ornitólogo – composto por um par de binóculos, um livro com a indicação das espécies de aves possíveis de observar, e um bloco, para apontar as descobertas. Para mais informações sobre observação de aves, bem como os livros adequados, consulte o site da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Carregador de baterias solar – já existem à venda carregadores de baterias “movidos” a energia solar. Poupa na conta da electricidade e também no meio ambiente. Veja no Ebay, e verá que consegue encontrar o que procura.

Presentes comestíveis – propomos que entre na cozinha e prepare um pack de biscoitos, sal aromatizado, compotas, azeite aromatizado, etc., etc. Oferecer algo feito por si terá, por certo, um outro significado para quem recebe.

Não se esqueça que, a partir do momento em que é você a produzir, a ecologia está em primeiro. As sugestões que lhe damos são meramente indicativas. Se tiver outra ideia, deixe-nos um comentário.

Bom Natal! E boas ofertas.

One thought on “Presentes ecológicos neste Natal

  1. faith

    Hi ,
     I’m looking for the finest blog to post one of my client’s articles. During my search, I came across your blog. Well, I found that the posts on your blogs are quite edifying and admirable to read.

     So,I’d like to suggest your blog  ( http://blog.toprural.pt/  ) to my clients.

    Now, I’m reaching out you to ask if you are interested in posting sponsored content on your blog. If so, please devote some time to tell me your thoughts in your busy schedule.

    I hope our post will definitely bring you valuable information to your avid readers.

    I’m eagerly waiting to hear from you soon.

    Thank you,

    Regards                                                                                                  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *