Sabe a quantidade de electricidade que a sua casa consome?

Propomos-te uma interessante experiência com a electricidade: analisar o consumo eléctrico de uma casa, com um contador instantâneo.

O contador é facilmente colocado no quadro eléctrico com uma pinça e, através de um dispositivo portátil, oferece-nos uma estimativa do consumo da vivenda em kW, as emissões de CO2 (*2) que isso implica e o que se gasta em euros.

A experiência trás consigo muitas curiosidades e desfaz muitos mitos. Aqui ficam algumas das conclusões:

1. “Apagar” a sua casa, reduzir o seu consumo a zero, não é assim tão fácil. Não basta apagar as luzes. Existem muitos consumos ocultos, para além do famoso stand-by. A única solução é: tirar da ficha. É por isso que se recomenda utilizar extensões de fichas.

2. O carregador do telemóvel não consome electricidade se se deixar metido na ficha, sem estar ligado a nenhuma bateria. Esta é uma falsa crença.

3. O consumo médio de um lar. De acordo com o “Instituto para la Diversificación y Ahorro de la Energía” (IDEA – Instituto para a Diversificação e Poupança da Energia, em espanhol), um lar médio consome cerca de 4.000 kWh por ano, e a maior parte é gasta em frigorífico (18%), iluminação (18%), aquecimento (15%) ou televisão (10%).

4. Não é verdade que as lâmpadas gastam menos ficando ligadas, que se se apagarem e ligarem num breve lapso de tempo. Este é apenas um rumor que circula pela Internet.

5. A utilização de lâmpadas de baixo consumo nota-se realmente. Ao mudar seis lâmpadas pequenas incandescentes de 40 W (cinco, porque há uma fundida), por lâmpadas de baixo consumo de 9 W o consumo reduz-se mais de 70 por cento.

6. O microondas consome menos energia que a vitrocerâmica. Um copo de água no microondas consome 800 watts (num minuto), enquanto que uma panela de água na zona mais pequena da vitrocerâmica consome cerca de 1.000 watts (cerca de um minuto e meio).

7. Alguns electrodomésticos continuam a consumir, mesmo apagados. Por exemplo, ter o computador sempre ligado à corrente, mesmo que não se ligue, equivale a deixar uma lâmpada ligada, em casa, permanentemente. Se apagarmos o computador e o monitor, consome cerca de 15 watts, quando se ligam gastam cerca de 127 watts.

Para além do mais, se se deixa a Internet ligada para fazer o download de arquivos isto supõe cerca de 49 gramas de CO2 por hora (e cerca de 2 cêntimos de euro por hora). Isto pode ser reduzido se se apagar o monitor: 105 watts e 41 gramas de CO2/h.

O consumo medido pelo contador pode mudar em função do que estamos a ver na Internet. Ter uma página com mais banners ou gráficos em flash que outra, obriga o CPU a fazer mais cálculos e requer, por isso, mais corrente.

One thought on “Sabe a quantidade de electricidade que a sua casa consome?

  1. Pingback: ecolo.gs

Comments are closed.