Trilhos Açorianos

Os trilhos dos Açores são classificados pelo Governo Regional como uma rede de Percursos Pedestres que atravessam várias zonas rurais e parques naturais protegidos de diferentes características e paisagens, perfeitos para os apaixonados pela natureza. Os mais de 60 percursos pedestres possuem paisagens únicas em plena harmonia com a Natureza envolvente oferecendo todas as condições de segurança necessárias.

Em muitos percursos pedestres existem evidências de estes terem sido utilizados ao longo dos séculos para deslocações diárias, transporte de mercadorias e trânsito de gado. Em todas as ilhas do arquipélago deparamo-nos com trilhos magníficos de fantásticos detalhes paisagísticos que ligam vários pontos geográficos de cada ilha.

O viajante encontrará diferentes níveis de dificuldade entre os trilhos – fácil, médio e difícil – todos dependendo da idade e preparação física de cada um. Alguns destes famosos trilhos incluem a Descida da Caldeira, o Perímetro da Caldeira, o Circuito Monte da Guia, a Subida ao Vulcão dos Capelinhos e o Trilho dos 10 Vulcões.

Faja da Caldeira de Santo Cristo

Em Relheiras de São Brás os caminhos são circulares, o trilho começa e termina no Parque de Merendas de São Brás que revela antigas relheiras de carros de bois que levam os visitantes a uma viagem no tempo até ao século XIX. Durante este trajeto vale a pena parar para observar as belas paisagens criadas pelo Maciço do Pico Alto e a Serra do Cume.

A Serra do Topo, que vai até à Fajã dos Vimes, situa-se na Ilha de São Jorge e possui vistas panorâmicas magníficas de campos verdes que se misturam com o azul do oceano, embelezadas pelas cores das flores que acompanham os trilhos. Durante a caminhada encontra-se uma nascente de água potável conhecida como a “Fonte de Água Azeda”. No final do Trilho do Portinho de Recreio da Fajã é possível mergulhar nas águas do oceano Atlântico.

São Miguel, Açores

O Trilho do Agrião inicia-se na Ribeira Quente e vai até à zona da Povoação. Com diversas espécies de plantas como vinháticos e acácias, que enfeitam todo o percurso, temos também belas paisagens sobre os Graminhais, o Pico da Vara, o Pico Bartolomeu e as Sete Lombas da Povoação. Aqui poderá seguir pelo desvio que termina à beira-mar e visitar as ruínas de um antigo moinho e a Ponte de Ferro, uma ponte centenária sobre a Ribeira de Pelanes.

O Trilho da Lomba da Fazenda começa junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e através dele é possível explorar o nordeste da ilha de São Miguel. O seu percurso evidencia a beleza da natureza misturando-se com vastos campos de pastagem que proporcionam tons de verde vivo. Neste trilho encontramos a ribeira do Guilherme com os seus moinhos de água e um fontanário datado de 1982. Ao atravessarmos uma pequena ribeira chegamos ao Parque de Endémicas do Pelado que possui um miradouro de onde é possível observar a costa.

Pico da Esperança

O Trilho de Baias da Agualva tem início na zona norte da Ilha Terceira e com paisagens inspiradoras e vários miradouros poderá ter perspetivas fantásticas desta bela ilha. Este é um trilho diferente bastante procurado pelos amantes da observação de aves pois aqui é ainda possível observar espécies como o Garajau, os Pombos da Rocha e Trocaz. Entre os vários percursos encontramos a Alagoa da Fajãzinha e a Praia do Calhau.

O Trilho da Caldeira inicia-se e termina no Miradouro da Caldeira na Ilha do Faial. Apresenta-se com um caminho de terra batida que tem cerca de 8 km e uma impressionante cratera com 2000 metros de diâmetro e 400 metros de profundidade. Entre a flora e a fauna endémica da floresta Laurissilva o trilho possui vistas deslumbrantes sendo até possível, nos dias de bom tempo, avistar-se as restantes ilhas da zona central do Arquipélago.

São Miguel, Açores

Na maioria das ilhas existem operadores turísticos certificados que asseguram os programas para os trilhos, estes oferecem os devidos serviços de guia, transporte, refeições e alguns complementos como passeios de BTT, moto 4, passeios a cavalo nos centros hípicos e expedição com GPS (Geocaching).

O clima ameno permite explorar a rede de trilhos dos Açores em qualquer estação do ano. No entanto, devido às particularidades meteorológicas e condições do terreno, alguns trilhos poderão estar temporariamente indisponíveis. Assim, antes de planear uma viagem, procure informações sobre eventuais alertas e recomendações de segurança que possam existir.

One thought on “Trilhos Açorianos

  1. Lotes

    Howdy, only become alert to your blog via The search engines, observed that it is seriously insightful. I’m going to be thorough to get the city.. Lotes Let me value when you move forward this in the future. Numerous people may very well be achieved positive results through your creating. Regards!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *