Vias romanas em Portugal

É sabido que por todo Portugal existem vestígios da passagem da civilização romana pelo nosso país.

Neste artigo, pretendamos dar uma visão muito geral sobre alguns dos vestígios que sobraram em terras lusas desse grande império cujas fronteiras circundavam todo o Mediterrâneo no seu apogeu.

Apesar do território nacional ser de pequenas dimensões a sua geografia é como sabemos bastante diversificada e é curioso ver como os romanos conseguiram ultrapassar barreiras como todas as montanhas existentes no Norte e Centro de Portugal ou mesmo as planícies do Alentejo.

Um dos locais onde se podem encontrar alguns vestígios romanos com bastante evidência é Chaves como referimos à pouco tempo neste blog (ver Chaves – Alto Tâmega), aonde se pode ver um excelente exemplar de uma ponte romana em perfeitas condições apenas comparável à ponte de Vila Formosa que se situa entre Ponte de Sor e Alter do Chão no distrito de Portalegre.

Também se recomenda uma vista a Tongobriga perto do Marco de Canaveses, ou os marcos miliários da Geira.

Conhece algum vestígio romano ao qual recomende uma visita? Partilhe connosco!

Mais informação em: Viadomitia.org

Miguel Almeida

2 thoughts on “Vias romanas em Portugal

  1. DAVIDSON DANTAS

    QUE DEUS NÃO ME DEIXE MORRER NESTA VIDA SEM ANTES REVER AS PONTES QUE AJUDEI A CONSTRUIR EM PORTUGAL EM VIDAS PASSADAS. TENHO GRANDES E BOAS RECORDAÇÕES DE QUASE TODAS. APESAR DE TER REENCARNADO NO BRASIL NESTA VIDA, EM VIDAS PASSADAS MOREI AÍ EM PORTUGAL, TERRA DE GENTE AGUERRIDA E DE GRANDES FEITOS PARA A HUMANIDADE.
    X9DASILVA@YAHOO.COM.BR
    OU
    DAVIDSON.DANTAS@CORREIOS.COM.BR

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *