Visita ao berço da nação

Guimarães, a cidade que viu nascer Portugal. E com tanta história para visitar que na Toprural resolvemos traçar-lhe um roteiro daquilo que não pode perder na cidade. Claro que, para lhe poupar trabalho, também seleccionámos algumas casas rurais perto, para poder descansar.

Centro Histórico de Guimarães | Foto de Feliciano GuimarãesSituada na região do Minho, no Norte de Portugal, a “cidade berço”, como muitas vezes é apelidada, deve esse facto por ter sido o centro administrativo do Condado Portucalense, território que deu origem ao nosso país, e por ter sido o local de nascimento de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Inevitável é a visita ao castelo. Localizado na freguesia de Oliveira do Castelo, foi mandado construir no século X por pela condessa Mumadona Dias. É uma imponente estrutura que permite observar uma paisagem magnífica sobre a cidade e regiões dos arredores. Junto encontra-se o campo de São Mamede, onde se travou uma das mais importantes batalhas para a independência de Portugal: a batalha de São Mamede, em 1128.

Perto encontra também o Paço dos Duques de Bragança, outra construção de relevo de origem no século XV, e com claras influências arquitectónicas do Norte da Europa. Alberga um museu nas suas instalações.

Todo o centro que qualquer que seja a cidade tem sempre razões de interesse para uma visita. O centro histórico de Guimarães não foge a esta regra, claro está. Classificado como Património Mundial pela UNESCO (link em inglês),  proporciona momentos de prazer ao ser visitado, dando a ilusão de estarmos a passear por uma povoação da Idade Média, tal a quantidade de antiga arquitectura ainda preservada.

A não perder é também a viagem de teleférico entre a cidade  e a montanha da Pena, numa distância de 1,7 km e uma altitude de 400 metros. Tudo para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Pena e aproveitar a bela paisagem.

Muitos são também as razões para visitar a cidade, que será Capital Europeia da Cultura em 2012. Mas deixamos a si o prazer a descoberta. Se ainda tem dúvidas, aceite a sugestão do conhecido jornal New York Times, que elegeu Guimarães como um dos 41 destinos a visitar em 2011.

Onde ficar:

Casa dos Pombais, Guimarães
Quinta de Corujeiras
, Infantas, Braga
Quinta do Casal de S. Miguel do Soutelo
, Soutelo, Braga
Casa da Ponte de S. Pedro
, Cantelães, Braga
Casa de Requeixo
, Frades, Braga
Quinta de Cima de Eiriz
, Calvos, Braga

Boa viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *