Visite a Madeira

Situado a cerca de mil quilómetros de Portugal continental, o arquipélago da Madeira é, muitas vezes, apelidado de pérola do Atlântico. Veja as sugestões Toprural e aproveite para descansar.

Para viajar para a ilha principal, a Madeira, (que dá o nome ao arquipélago), existem várias opções de voo a partir do continente, inclusive de algumas companhias aéreas de low cost. Aconselhamos como destino o Funchal, a capital da região autónoma.

No Funchal

Alguns dos pontos interessantes a ver na cidade: as cores atractivas das frutas no Mercado dos Lavradores; o Jardim Botânico, do qual também beneficia de uma óptima vista para a cidade; e o porto, onde se juntam cruzeiros de todo o mundo. É aí também a base do conceituado espectáculo de fogo de artifício da Passagem de Ano.

Sugestões de alojamento: Quinta Devónia | Casa do Papagaio Verde | A Casa do Caseiro

Pela ilha

Monte: freguesia que pode alançancar pelo teleférico que sai do Funchal, e que tem uma paisagem impressionante sobre a capital. Para descer, experimente os típicos carros de cesto que, orientados por dois “condutores” deslizam sobre esquis de madeira até ao Funchal.

Sugestão de alojamento: Vila Cantareira do Monte.

Casas típicas de Santana: tradicionais casas de forma triangulares, revestidas a colmo, são um dos ex-libris da Madeira.

Sugestões de alojamento: Quinta do Arco | Casas de Campo do Pomar

Levadas: canais de irrigação com o objectivo de trazer a água do lado Norte da ilha, para o lado Sul. São aproveitadas como rotas para caminhadas. Entre algumas levadas, destaque para a levada da Serra do Faial e a levada do Norte.

Sugestões de alojamento: Casas Valleparaízo | Quinta de S. João

Floresta Laurissilva: uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal é, de certo, merecedor de uma visita contemplativa.

Sugerimos que também descanse um pouco na outra ilha habitada deste arquipélago.Para viajar para a ilha de Porto Santo pode utilizar o Lobo Marinho, navio da Porto Santo Line.

Porto Santo

Ilha situada a nordeste da ilha da Madeira, o Porto Santo é, a nível paisagístico, bastante diferente da sua “irmã”, apresentando um terreno menos acidentado e menos vegetação. O seu principal atractivo é a grande praia (cerca de 9 km), que se afirma ter propriedades terapêuticas.

Sugestões de alojamento: Casa dos Cedros | Casa da Serra | Casa Rosário Coelho

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *